Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Entre a expertise e a esperteza: “Não quero saber mais de política”, diz Arruda

Publicado em

Parte do título acima foi extraído de uma declaração do ex-governador José Roberto Arruda a este jornalista, devido a alguns artigos publicados na coluna Radar Político sobre as ações do político. Leia [aqui], [aqui] e [aqui].

Nenhum jornalista especializado em análises políticas acredita que alguém como José Roberto Arruda, considerado um dos melhores “animais políticos”, consiga largar o osso tão fácil. Por onde passou, deixou marcas, algumas delas pouco ou nada edificantes.

Antes de cair no limbo como governador em 2010, por conta da Pandora, o ex-governador, cria e braço direito de Joaquim Roriz, de quem foi chefe de gabinete, secretário de Obras e presidente da CEB, se transformou no que é hoje: movido pela expertise, ora pela esperteza.

A experiência politica aprendeu com Roriz, que o fez senador da República em 1994 pelo antigo Partido Progressista.

Já a esperteza aflorou ao romper com Roriz no ano seguinte, acreditando que a criatura poderia superar o criador na corrida pelo Buriti em 1998. Roriz venceu a eleição.

Outra dose de esperteza teria levado Arruda a violar o painel eletrônico do Senado Federal, em 2001, após a votação da cassação do mandato do então senador Luiz Estevão, atual dono do Metrópoles.

Por causa disso, Arruda foi obrigado a renunciar ao mandato de senador.

Mas foi com grande expertise, que o político  conseguiu se eleger em 2002, como deputado federal mais votado do DF. Foi esperto ao abandonar FHC e se aliou a Lula, em 2005.

Continuando com a sua expertise politica, conseguiu se eleger em primeiro turno como governador do DF em 2006, com pouco mais de 50% dos votos válidos.

No entanto, a maldita esperteza o levou à queda e à cassação do mandato em 2010.

Voltando ao desabafo de Arruda, pedindo que o deixem em paz nos anos que lhe restam, talvez seja verdadeiro, ou Não?

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Rock in Rio inicia segunda semana com popstars que já brilharam no DF

O Rock in Rio alcançou a segunda etapa da sua edição 2024 com mais quatro...

Mais Radar

Nos bastidores do Buriti: Gilvan caminha para ser vice de Celina em 2026

O deputado federal Gilvan Máximo desponta como favorito a vice de Celina Leão nas eleições de 2026. Sua lealdade ao governo e a atuação destacada na saúde pública do DF fortalecem o seu nome para ocupar a vaga. O projeto "Minha Saúde" é o passaporte para o cobiçado posto

Imbecis tentam eximir culpa de Lula na crise ambiental que sufoca Brasília

Esquerda trava guerra ideológica para desviar a responsabilidade do governo federal sobre a crise climática. Enquanto o fogo consome biomas e rios secam, o discurso tenta culpar atores regionais. A ausência de ações efetivas coloca em xeque a política ambiental na gestão Lula.

Para se manter na política, Arruda terá que fazer escolha certa em 2026

O, ex-governador do DF, enfrenta novo revés jurídico. Suas esperanças de voltar ao poder parecem desmoronar. Mesmo assim, Arruda continua influente nos bastidores, sendo um apoio cobiçado para as eleições de 2026. A escolha certa será fundamental para continuar vivo na política.

Primeiro eles, depois a saúde pública! Crianças são as maiores vítimas

Crianças são as maiores vítimas da greve dos médicos no DF, lotando os setores de urgência e emergência dos hospitais públicos. População sofre com atendimento limitado. Descumprimento da justiça e denúncias de irregularidades aumentam  clima de revolta.

Disputa pela presidência da OAB-DF envolve aliados de Délio e Ibaneis

Apoiado por Délio Lins, Paulo Maurício enfrentará dois candidatos ligados ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, na corrida pela presidência da OAB-DF. Ibaneis já foi presidente da Ordem, e Délio é o atual presidente.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»