Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Entorno começa perder interesse dos políticos brasilienses nas eleições

Publicado em

Até o último pleito municipal de 2020, o governador do DF Ibaneis Rocha(MDB), que a época estava no meio do primeiro mandato, fez campanha na região do Entorno para reeleger o prefeito Pábio Mossoró (Valparaíso), e eleger Lucas Antonietti (Águas Lindas) para o seu primeiro mandato.

As duas maiores cidades do Entorno, que pertencem a Goiás, historicamente sempre foram as maiores exportadoras de eleitores, para Brasília.

Além dessas cidades, se juntam eleitores migrantes de Santo Antonio do Descoberto, Novo Gama, Luziânia, Planaltina de Goiás, Formosa e Cidade Ocidental, que mudaram seus títulos para o DF, com forte presença até as eleições de 2018.

No entanto, a “dobradinha eleitoral” que acontece a cada dois anos, entre os políticos do DF e os políticos do Entorno, começou a definhar com a redução do número de eleitores do DF que residem na região.

O fenômeno foi sentido durante as eleições majoritárias de 2022, que reelegeu o governador do DF, Ibaneis Rocha, em primeiro turno, bem como reelegeu o governador Ronaldo Caiado, em Goiás.

Se o eleitorado dos municípios goianos, que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), cresceu para o lado de Goiás, para o lado do DF, diminui drasticamente.

O governador goiano comemorou o fato e considera que a mudança é fruto da forte política de conscientização empreendida pelo seu governo na região, de que o “Entorno é Goiás e não Brasília”.

Não há dados corretos sobre o percentual da baixa de eleitores, moradores dos municípios goianos, que deixaram de migrar para o DF como tal.

Segundo dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral -GO, o eleitorado da região, registrado na eleição de 2022, chegou a 868.087 mil.

O eleitorado que sempre fez a diferença, por decidir uma eleição majoritária no DF, já não empolga e nem estimula mais os políticos da capital federal que preferem esse ano pré-eleitoral, assistir de longe as disputas municipais. De acordo com analistas políticos a presença será tímida.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

O Flamengo fez história, na noite deste sábado (23) no estádio do Maracanã, no Rio...

Mais Radar

Daniel Vilela “enterra” o velho oligarca Marconi na disputa em Goiás

Jovem Daniel Vilela lidera pesquisas para o governo de Goiás em 2026, com 26% das intenções de voto, superando Marconi Perillo (22%). Pesquisa Genial/Quaest mostra apoio à continuidade do governo Caiado, que tem 88% de aprovação.

Esquerda desesperada: BRB conquista o Brasil e enterra narrativas mentirosas

O BRB transforma crises de governos esquerdistas em sucesso, com R$ 290 mi de lucro em 2024 e R$ 45 bi em carteira. A compra do Banco Master, aprovada por maioria na CLDF, deixa a esquerda derrotada em desespero diante do avassalador progresso do banco.

Lançamento de Memórias e Testemunhos de Lobão agita Congresso Nacional

Edson Lobão lança Memórias e Testemunhos, um documento histórico que revela os bastidores da democracia brasileira. Com prefácio de José Sarney, a obra combina jornalismo e vivência política, iluminando os desafios que moldaram o Brasil contemporâneo

Claustrofobia Inversa: Alexandre Patury alerta para novo desafio no DF

O Secretário Executivo de Segurança Pública do DF alerta sobre claustrofobia inversa na palestra do IPEDF. Inspirado em Adolescentes, o fenômeno reflete o isolamento juvenil e riscos à segurança do DF. "O silêncio dos jovens pode ser perigoso", diz ele ao Radar DF.

Edison Lobão: Testemunho de cinco décadas da política brasileira

Edison Lobão lança Memórias e Testemunhos: Revelações Políticas dia 20/08 no Salão Negro do Congresso. Uma narrativa única que desvenda os bastidores dos Três Poderes, desde JK até Dilma, por um testemunho vivo da história brasileira.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político