Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Entorno começa perder interesse dos políticos brasilienses nas eleições

Publicado em

Até o último pleito municipal de 2020, o governador do DF Ibaneis Rocha(MDB), que a época estava no meio do primeiro mandato, fez campanha na região do Entorno para reeleger o prefeito Pábio Mossoró (Valparaíso), e eleger Lucas Antonietti (Águas Lindas) para o seu primeiro mandato.

As duas maiores cidades do Entorno, que pertencem a Goiás, historicamente sempre foram as maiores exportadoras de eleitores, para Brasília.

Além dessas cidades, se juntam eleitores migrantes de Santo Antonio do Descoberto, Novo Gama, Luziânia, Planaltina de Goiás, Formosa e Cidade Ocidental, que mudaram seus títulos para o DF, com forte presença até as eleições de 2018.

No entanto, a “dobradinha eleitoral” que acontece a cada dois anos, entre os políticos do DF e os políticos do Entorno, começou a definhar com a redução do número de eleitores do DF que residem na região.

O fenômeno foi sentido durante as eleições majoritárias de 2022, que reelegeu o governador do DF, Ibaneis Rocha, em primeiro turno, bem como reelegeu o governador Ronaldo Caiado, em Goiás.

Se o eleitorado dos municípios goianos, que compõe a chamada Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride /DF), cresceu para o lado de Goiás, para o lado do DF, diminui drasticamente.

O governador goiano comemorou o fato e considera que a mudança é fruto da forte política de conscientização empreendida pelo seu governo na região, de que o “Entorno é Goiás e não Brasília”.

Não há dados corretos sobre o percentual da baixa de eleitores, moradores dos municípios goianos, que deixaram de migrar para o DF como tal.

Segundo dados levantados pelo Tribunal Regional Eleitoral -GO, o eleitorado da região, registrado na eleição de 2022, chegou a 868.087 mil.

O eleitorado que sempre fez a diferença, por decidir uma eleição majoritária no DF, já não empolga e nem estimula mais os políticos da capital federal que preferem esse ano pré-eleitoral, assistir de longe as disputas municipais. De acordo com analistas políticos a presença será tímida.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação