Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Enquanto Lula não socorre os estados a dengue segue matando no Brasil

Publicado em

Já passam mais de 1.053 mortes confirmadas no Brasil devido à dengue, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde.

No entanto, o governo federal faz corpo mole para liberar lotes de vacinas de combate a doença.

Mesmo aprovada pela Anvisa e incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em março de 2023, a vacina contra dengue ainda não chegou para imunizar milhões de brasileiros de uma doença que mata.

Os estados com maior incidência de dengue são Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. O Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A Secretaria de Saúde do DF, por exemplo, informou que dois óbitos ocorreram no Distrito Federal nos últimos 19 dias do ano, foram constatados dois óbitos e mais 12 casos de mortes estão sob investigação.

A variação climática, o aumento das chuvas, o número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, avaliou recentemente o Ministério da Saúde em nota.

Apesar da gravidade da doença, que se transformou em surto, até agora o MS anunciou apenas uma vaga previsão de que a vacina QDengue seja distribuída só a partir de fevereiro.

O Ministério da Saúde planeja comprar 5,2 milhões de doses da vacina Qdenga, com o objetivo de vacinar até 3 milhões de pessoas.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florencio, disse ao RadarDF nesta sexta-feira (19), que ainda não tem a informação sobre o quantitativo de doses de vacina que irá receber e  nem data certa.

“A informação que temos é que o Ministério da Saúde vai distribuir 3 milhões de doses, um quantitativo bem aquém da necessidade do país“, disse a secretária.

Ela informou ainda que foram registrados nesse ano, 7.094 sendo diagnosticados entre 500 a 600 casos por dia. BOLETIM DA DENGUE

Enquanto a vacina não chega, a batalha para amenizar o surto da doença no DF tem sido por meio do velho processo como fumacê, além de um batalhão de agentes comunitários de saúde nas ruas em combate às larvas do Aedes aegypti.

No entanto, grande parte da população não ajuda no processo ao proibir que as autoridades sanitárias tenham o acesso aos quintais das casas mesmo sob suspeitas de focos.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Cel. Wellington assume presidência da ASSOR com foco na união e direitos

Wellington Cursino é eleito presidente da ASSOR em assembleia marcada pela ampla participação dos associados, destacando o fortalecimento interno da entidade e o compromisso com a defesa dos direitos da categoria.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»