Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Enquanto Lula não socorre os estados a dengue segue matando no Brasil

Publicado em

Já passam mais de 1.053 mortes confirmadas no Brasil devido à dengue, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde.

No entanto, o governo federal faz corpo mole para liberar lotes de vacinas de combate a doença.

Mesmo aprovada pela Anvisa e incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em março de 2023, a vacina contra dengue ainda não chegou para imunizar milhões de brasileiros de uma doença que mata.

Os estados com maior incidência de dengue são Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás. O Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

A Secretaria de Saúde do DF, por exemplo, informou que dois óbitos ocorreram no Distrito Federal nos últimos 19 dias do ano, foram constatados dois óbitos e mais 12 casos de mortes estão sob investigação.

A variação climática, o aumento das chuvas, o número de pessoas suscetíveis às doenças e a mudança na circulação de sorotipo do vírus são fatores que podem ter contribuído para esse crescimento”, avaliou recentemente o Ministério da Saúde em nota.

Apesar da gravidade da doença, que se transformou em surto, até agora o MS anunciou apenas uma vaga previsão de que a vacina QDengue seja distribuída só a partir de fevereiro.

O Ministério da Saúde planeja comprar 5,2 milhões de doses da vacina Qdenga, com o objetivo de vacinar até 3 milhões de pessoas.

A secretária de Saúde do DF, Lucilene Florencio, disse ao RadarDF nesta sexta-feira (19), que ainda não tem a informação sobre o quantitativo de doses de vacina que irá receber e  nem data certa.

“A informação que temos é que o Ministério da Saúde vai distribuir 3 milhões de doses, um quantitativo bem aquém da necessidade do país“, disse a secretária.

Ela informou ainda que foram registrados nesse ano, 7.094 sendo diagnosticados entre 500 a 600 casos por dia. BOLETIM DA DENGUE

Enquanto a vacina não chega, a batalha para amenizar o surto da doença no DF tem sido por meio do velho processo como fumacê, além de um batalhão de agentes comunitários de saúde nas ruas em combate às larvas do Aedes aegypti.

No entanto, grande parte da população não ajuda no processo ao proibir que as autoridades sanitárias tenham o acesso aos quintais das casas mesmo sob suspeitas de focos.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste domingo (5), contará com...

Mais Radar

Poder: políticos condenados como Arruda tentam voltar a cena do crime

Políticos condenados por corrupção e considerados “ficha suja”, como o ex-governador do DF José Roberto Arruda, podem ser beneficiados com a mutilação da Lei da Ficha Limpa, símbolo histórico do combate à corrupção.

Cappelli é vetado em reunião sobre o Novo PAC na Câmara Legislativa do DF

Ignorado pelo PT na CLDF, Ricardo Cappelli (PSB) ficou sem voz na reunião do Novo PAC com Rui Costa, revelando a rejeição petista e a disputa interna da esquerda no DF.

Bia Kicis pode cavar derrota ao Senado caso apoie apenas sua “panelinha”

Ao focar só em sua “panelinha”, Bia Kicis despreza deputados do PL e ameaça seu próprio projeto eleitoral. O que parece ser uma estratégia pode virar seu maior erro político.

Ibaneis garante PL na chapa de Celina em 2026 e apoio aos Bombeiros

Governador Ibaneis garante vaga do PL na chapa de 2026 e anuncia redução de interstício para bombeiros, além de 40 a 50 escolas cívico-militares no DF. Evento com 3 mil bombeiros foi organizado elo deputado distrital Roosevelt (PL).

Xandão chama PT de “corrupto e ladrão” em vídeo que volta à tona

Alexandre de Moraes, em palestra, chama governo do PT de "corrupto" e "ladrão", critica desvios bilionários e porto em Cuba. Fala viraliza, questionando coerência do ministro do STF. A internet não perdoa!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político