Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Engana-se quem diz que Arruda está morto politicamente; ele é fênix

Publicado em

Assim como o nome do ex-governador Joaquim Roriz, falecido aos 82 anos, em setembro de 2018, continua até hoje no consciente popular do DF, o nome de José Roberto Arruda, ex-governador cassado por infidelidade partidária, em março de 2010, continua tão forte no meio político eleitoral, mesmo seguindo impedido pela justiça de voltar a colocar o seu nome nas urnas.

O “arrudismo” continua impregnado na mente da população tão quanto o “rorizismo” e agora o “ibaneizismo”.

Os termos que se referem a períodos significativos da história política do DF, marcados por líderes políticos carismáticos.

Nos últimos 13 anos, sem conseguir vencer os processos judiciais, que o tornou inelegível, José Roberto Arruda ainda é um líder que ninguém pode subestimar.

Na campanha de 2014, teimosamente resolveu registar candidatura ao Buriti, mas terminou por jogar a toalha nos últimos 20 dias para o encerramento da campanha, sendo substituído pelo saudoso médico Jofran Frejat.

Ainda assim, o arrudismo chegou ao segundo turno, sendo derrotado por Rodrigo Rollemberg (PSB).

Em 2018 Arruda acreditava que pudesse estar livre do entrave da inelegibilidade.

Chegou a ensaiar uma candidatura ao GDF, mas logo desistiu para novamente apoiar a candidatura do correligionário Jofran Frejat, que, por sua vez, também desistiu da disputa, embora liderando todas as pesquisas de intenções de votos.

Já em 2022, ano de reeleição do governador Ibaneis Rocha(MDB), que tinha na sua chapa majoritária a mulher do ex-governador, a então deputada federal e ex-ministra Flávia Arruda, Arruda optou por uma candidatura à Câmara Federal.

Arruda se elegeria se a Procuradoria-Geral Eleitoral não o impugnasse por continuar inelegível e, por isso, não poderia seguir na corrida eleitoral.

Certamente, em 2026, Arruda fará de tudo para se manter azeitado na campanha, mesmo sem nenhuma chance de concorrer a cargos eletivos.

Para a maioria da classe política brasiliense, o arrudismo no DF ainda é um sentimento forte e bastante significativo.

Há um ditado popular que diz: quando se perde um mandato, nem o vento bate à porta”.

Com Arruda essa regra é diferente: mesmo sem mandato, ele pode ser o fiel da balança para decidir a corrida eleitoral do Buriti na próxima eleição.

Resta saber qual dos dois lados ele irá marchar: se com a esquerda ou com a direita.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação