Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Dúvida sobre candidatura de Damares ao Senado assombra Júlio César

Publicado em

Grande dúvida começa a surgir sobre a pré-candidatura da ex-ministra Damares Alves, ao Senado, como vinha sendo fortemente anunciado por ela própria, e pelo presidente do Republicanos DF, Wanderley Tavares.

Nos bastidores corre um entendimento no Palácio do Planalto que ela saia mesmo como candidata a deputada federal.

A suposta mudança de rumo, entrou esta semana no radar dos pré-candidatos que forma a nominata para a Câmara Federal provocando um desarranjo no partido dos crentes com maior reação por parte do deputado federal Júlio César, candidato a reeleição.

LEIA MAIS| Distrito Federal

Inscrições para CNH Social são prorrogadas até 6 de junho

Se prosperar a mudança de projeto da ex-ministra Damares, o deputado federal Júlio César corre sério risco de não conseguir a reeleição.

Matematicamente, dificilmente o Republicanos elegerá dois deputados, mesmo com a entrada de Damares na disputa.

Ela não é da de Brasília, pode até crescer por ser bolsonarista raiz, mas não é um nome unânime entre os evangélicos do DF, cujas concregações se bicam contra a Universal do Reino de Deus, igreja dona absoluta do partido Republicanos.

Em entrevistas, o presidente do partido, Wanderley Tavares, diz que o projeto político de Damares seria uma exigência do presidente Jair Bolsonaro(PL).

No entanto, Bolsonaro é do PL, cujo partido no DF tem também a ex-ministra Flávia Arruda, como pré-candidata ao Senado, na chapa majoritária de Ibaneis Rocha (MDB).

A esperança de Wanderley entrou no compasso de espera que o Superior Eleitoral (TSE), possibilite o registro de candidaturas avulsas para o Senado, nestas eleições de 2022.

Esse tipo e medida ainda que tenha ao seu favor um relatório técnico emitido pelo próprio TSE, permitindo que partidos possam lançar candidatos isolados ao Senado Federal, ainda depende de análise do relator Edson Fachin e o seu resultado precisa passar pelo pleno da Corte, antes das convenções partidárias.

Caso não seja possível a autorização de candidaturas avulsas para as eleições dese ano, Damares será mesmo candidata a deputada federal como exige o mito.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mega-Sena: confira os números sorteados no concurso 2.932

Um apostador levou, sozinho, o prêmio de R$ 96 milhões sorteado neste sábado (25) pelo...

Mais Radar

Roberto Rocha aposta na ZPE de Bacabeira para impulsionar petróleo no MA

Com a criação da ZPE de Bacabeira e a defesa da exploração do petróleo na costa maranhense, o ex-senador Roberto Rocha lidera um projeto capaz de tirar o Maranhão da condição de estado mais pobre do Brasil e impulsionar seu desenvolvimento.

Para tentar inflar o nome, Arruda volta a usar enquetes fajutas de internet

José Roberto Arruda reaparece como o “rei das enquetes falsas”, tentando ludibriar o eleitor do DF com pesquisas sem validade. O ex-governador, que nem bem se livrou da "ficha suja", entra para a mira do TSE e MPF que monitoram práticas consideradas falsas e abusivas.

Saúde privada no DF cresce 7% ao ano e anuncia apoio a Ibaneis

Durante encontro com o setor privado de saúde, Ibaneis Rocha ganha apoio à corrida pelo Senado. Empresários também declaram respaldo a Celina Leão, Roosevelt Vilela e José Humberto Pires nas eleições de 2026.

CLDF sob fogo: deputados denunciam uso político de agência de notícias

Roosevelt (PL), Thiago Manzoni (PL), Pastor Daniel de Castro (PP) e João Cardoso (Avante) pedem providências contra o uso político e ideológico da Comunicação oficial da CLDF, acusada de parcialidade e favorecimento à esquerda.

A “década perdida” do DF: corrupção, ruína e descaramento político

Arruda, Agnelo e Rollemberg: trio que afundou o DF! Arruda com sua "oração da propina", Agnelo e o propinoduto do Mané Garrincha, e Rollemberg, o rei dos viadutos caídos. Uma década perdida de corrupção e descaso que Brasília não esquece!
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político