Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Dra. Néa Bello: pioneira do Direito e legado inesquecível no Maranhão

Publicado em

No último dia 27 de abril, o Maranhão perdeu uma de suas figuras mais emblemáticas no campo do direito: a Dra. Nea Bello de Sá, ex-Procuradora-Geral de Justiça e Corregedora-Geral do Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Sua partida, aos 88 anos, anunciada com pesar pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) e lamentada por autoridades como o governador Carlos Brandão, “deixa um vazio no meio jurídico, mas também um legado de coragem, ética e pioneirismo que continuará a inspirar gerações”.

Néa Bello de Sá foi muito mais do que uma jurista brilhante; ela foi uma desbravadora. Como a primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Maranhão, rompeu barreiras em um cenário predominantemente masculino, consolidando seu nome como referência de liderança e competência.

Sua atuação no MPMA foi pautada por um compromisso inabalável com a justiça, a ética e o combate à corrupção, valores que a tornaram uma figura respeitada e admirada.

Além de sua gestão à frente da Procuradoria-Geral, Nea também exerceu o cargo de Corregedora-Geral do MPMA, com  versatilidade e dedicação em funções que exigiam rigor e sensibilidade.

Néa Bello de Sá pertencia a uma família tradicional do Maranhão, com forte presença no campo jurídico e político do estado, sendo filha do ex-governador Newton Bello, advogado e promotor de justiça.

Sua mãe, Aldenora Bello, foi uma das mulheres mais fantásticas no campo social por seu trabalho filantrópico, sendo uma das fundadoras e primeira presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Maranhão, em 1962.

Essa combinação de sensibilidade jurídica e social moldou Néa como uma figura que carregou o legado de seus pais, unindo justiça e solidariedade no curso de sua vida.

A família Bello é sinônimo de compromisso com o direito no Maranhão, e Néa, com sua trajetória exemplar, elevou ainda mais o prestígio desse nome.

Sua atuação serviu como ponte entre a tradição jurídica de sua família e as transformações necessárias para um Ministério Público mais inclusivo e engajado.

Em um contexto histórico em que as mulheres enfrentavam enormes obstáculos para ascender a cargos de liderança no sistema de justiça, Néa Bello de Sá se destacou como um símbolo de resistência e inspiração para muitas mulheres, seja do próprio Ministério Público, ou fora dele.

O falecimento de Néa Bello de Sá marca o fim de uma era, mas seu legado está longe de se apagar.

Como mulher, jurista e líder, ela demonstrou ser possível construir uma carreira de impacto enquanto se mantém fiel aos princípios mais elevados do direito, que a justiça é um ideal pelo qual vale a pena lutar.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Deputada Jane Klebia propõe aluguel social apenas com o BO policial

A partir do boletim de ocorrência, as mulheres vítimas de violência doméstica já poderão ter...

Mais Radar

Eduardo Pedrosa fala sobre a força da federação “União Progressista”

Deputado Eduardo Pedrosa detalha ao Radar DF a força da federação União Progressista, seu protagonismo em 2026, apoio a Celina Leão e Caiado, visando um futuro melhor para o Brasil, e o compromisso com o centro de autismo.

Traição de fogo amigo no governo Ibaneis: Até tu, Damares?

Damares Alves trai aliados e se junta à oposição que inclui o PT para obstruir compra de ativos do Banco Master pelo BRB, minando estratégia de fortalecimento econômico do DF por ambições eleitorais em 2026.

União Progressista surge nesta terça e reforça palanque de Celina no DF

Federação PP-União Brasil fortalece Celina Leão no DF, unindo bancada de três distritais e montando nominata robusta para 2026. Com apoio de Ibaneis, aliança amplia palanque e recursos, consolidando liderança na disputa pelo governo.

Indígenas Araribóia denunciam ministra de Lula e violência no Maranhão

Em vídeo,  líder indígena da Terra Arariboia denuncia a ministra Sonia Guajajara e critica a violenta "operação de desintrusão", apontando violações de direitos e repressão às comunidades indígenas do Maranhão.

Lula e Janja: farra milionária em Roma, enquanto o povo fica sem ovo e café

Comitivas de Lula e Janja torrando milhões em viagens são um tapa na cara do brasileiro, que enfrenta preços altos e não consegue comprar nem ovo nem café.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político