Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Corrida de “Anões”: Deputados nanicos terão dificuldades de reeleição

Publicado em

Na nova linguagem surgida, em meio a corrida eleitoral de 2022, “anãos”, é um conceito criado por cientistas políticos brasilienses, para classificar deputados distritais eleitos em 2018, com poucos votos, mas que tentarão a reeleição em outubro desse ano.

Nesse contexto, entre os 24 atuais deputados distritais, três deles estão classificados, segundo os cientistas políticos, como “candidatos anãos”.

LEIA MAIS

Mãe da bebê Alice, do comercial do Itaú, condena memes da filha

É o caso de Júlia Lucy (Novo), eleita com 7.655 votos; Reginaldo Sardinha (Avante), eleito com 6.738 votos, e Leandro Grass (Rede), eleito com 6.578 votos.

Lucy e Sardinha irão tentar a reeleição.

Já Leandro Grass, decidiu sair candidato ao governo do Distrito Federal.

LEIA AINDA

Sai daí, Zélio! Não há diretor que dê jeito no Detran; só a polícia na causa

Para isso, o distrital terá que arrancar das urnas mais de 1 milhão de votos, para poder sentar na cadeira numero 1 do Buriti.

Voltando à corrida de anões, para o legislativo brasiliense, tem especialistas preparando “nominatas” só para esse grupo de candidatos que se enquadra como tal.

A disputa travada pelos “olheiros políticos” é grande para formar um grupo de candidatos anões de três a oito mil votos.

Na avaliação dos cientistas políticos, uma nominata bem montada, com os anãozinhos, pode ajudar ao menos um deles, ou seja, o que mais se esforçar, a alcançar o pódio do parlamento brasiliense.

*Toni Duarte é jornalista e editor-chefe do RadarDF. Quer saber mais? Clique aqui

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até dia 19

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve ser depositada até o dia 19 de...

Mais Radar

Deputado Roosevelt: Orçamento 2026 vai fortalecer combate ao crime

Deputado Roosevelt Vilela (PL) defende investimento em inteligência policial e integração de forças. Orçamento 2026 da CLDF, com R$15,4 bi para segurança, permite avanços em tecnologia e união policial para mais proteção às famílias do DF

Vídeo! Para Caiado, Marconi é o “cupim branco” que corroeu Goiás por 20 anos

Caiado intensifica o debate ao comparar a tentativa de Marconi Perillo voltar ao Palácio das Esmeraldas a um “cupim branco”, metáfora usada para alertar que conquistas construídas em anos podem ser destruídas em instantes.

Celina transforma demanda silenciosa dos idosos em agenda de Estado

As mãos que afagam. Celina Leão assume protagonismo ao lançar ações concretas para a terceira idade, mostrando que cuidar de quem construiu Brasília não é favor: é justiça e compromisso com o futuro.

Aceita que dói menos! Rejeição de 53% a Arruda é sentença de morte eleitoral

A rejeição de 53% confirma que o DF não aceita o retorno de José Roberto Arruda, marcado por escândalos, prisão e inelegibilidade. A memória da Caixa de Pandora ainda pesa e impede sua volta ao comando do Buriti

Laços com os Três Poderes tornam o caso Master um escândalo intocável

A tentativa de criação de CPIs sobre o caso Banco Master do banqueiro Daniel Vorcaro não passa de encenação: serviu apenas para blindar os envolvidos ou virar palanque político-eleitoreiro. Deputados petistas do DF, como Chico Vigilante, teriam coragem de convocar ministros de Lula para depor?
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político