Um encontro entre os diretores do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) com a Casa Civil do Governo do Distrito Federal, deve ocorrer amanhã, quarta-feira (10), às 10h, para buscar um entendimento e o fim do movimento paredista nas escolas públicas do DF.
O retorno à mesa de negociação com o governo, foi a única forma encontrada pelos dirigentes do sindicato, para não ficar feio na fita, diante do enfraquecimento da paralisação que não atingiu a expectativa esperada.
A situação ficou pior ainda, com a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que decretou a ilegalidade da greve dos professores do Distrito Federal.
Além disso, a justiça impôs uma multa de 300 mil reais, caso o Sinpro insista com a paralisação das atividades escolares, além do corte de ponto dos professores faltosos.
O encontro entre o Sinpro-DF e o GDF está sendo intermediado pelos deputados distritais que trabalham no sentido de que a greve seja encerrada; que o diálogo seja restabelecido e que a negociação, seja boa para os dois lados: categoria e o Governo.
Participarão do encontro o presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), e o vice-presidente da Casa, deputado Ricardo Vale (PT).
Outros 10 parlamentares também estarão presentes ao encontro.
Do lado do GDF, participarão da reunião os secretários da Casa Civil, Gustavo Rocha e a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF