Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cidades Irregulares: Paranoá e Itapoã lutam pela dignidade de suas moradias

Publicado em

Entidades da sociedade civil, lideranças comunitárias do Paranoá e Itapoã, além de representantes das respectivas Regiões Administrativas, se reuniram nesta quarta-feira (14), visando desenvolver uma estratégia para a regularização fundiária das duas cidades.

O fórum de debates foi organizado pela Associação Comercial e Empresarial do Paranoá (ACIEP) e contou com a presença dos representantes do espólio de Sebastião de Sousa e Silva, proprietário das terras ocupadas pelos moradores das áreas em questão.

O advogado especialista em direito fundiário, Mário Gilberto Oliveira, ressaltou que a regularização fundiária da região e a emissão das escrituras dos lotes para os moradores dependem da vontade da Terracap, que até a presente data ignora completamente o Decreto n° 40.909/2020 do governador Ibaneis Rocha.

O chefe do Executivo determinou à Companhia de Desenvolvimento Habitação (Codhab), a competência para promoção da REURB-S, nos termos da Lei Federal n° 13.465/2017, do Decreto n° 40.254/2019 e Decreto n° 40.582/2020. Veja Aqui:

Segundo Mário Gilberto, o decreto do governador exauriu e até a presente data a Terracap nunca realizou o mapa da poligonal da Fazenda Paranoá, devidamente georreferenciadas para que as partes interessadas possam “bater o martelo” e acabar com um litígio que se arrasta há mais de 35 anos sem solução definitiva.

[slideshow_deploy id=’83599′]

Enquanto não houver acordo entre GDF e o Espólio, a matrícula referente aos mais de 758 hectares de terras que abrangem a região, seguem bloqueadas, conforme decisão da 5ª Turma do Tribunal Regional Federal/ 1ª Região.

Em um recente comunicado feito diretamente ao Palácio do Buriti, o advogado Mário Gilberto informou a real situação da área ao governador Ibaneis Rocha, Veja Aqui.

Alexandre Vitorino Silva, consultor Jurídico Adjunto da Procuradoria do Distrito Federal, informou ao Espólio apenas uma resposta padrão: “a demanda foi encaminhada diretamente à Terracap (127387130), para que aquela Companhia, no exercício de suas competências, lhe ofereça resposta quanto ao andamento do assunto no âmbito administrativo”. Veja Aqui.

O fato é que o corpo mole da Terracap, mais precisamente da Diretoria Comercial, prejudica os milhares de moradores e comerciantes que vivem na insegurança jurídica por não terem, em mãos, o título definitivo dos imóveis que ocupam.

Sem o acordo entre o GDF e os verdadeiros proprietários das terras, as milhares de famílias, assentadas não receberão suas escrituras devido a não averbação da matrícula perante o Cartório do 2° Ofício de Registro de Imóveis do DF.

Atualmente mais de 120 mil pessoas vivem na ilegalidade habitacional no coração da capital federal.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Banco de Brasilia inaugura agencia no Shopping Iguatemi

É  a segunda agência do banco no Lago Norte e atenderá um público médio de 15 mil visitantes que transitam diariamente pelo local.

Mais Radar

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação