Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Chico Vigilante: O que faz um deputado ser tão benquisto pelo povo?

Publicado em

O maranhense de Vitorino Freire, Francisco Domingos dos Santos, 57 anos, o deputado Chico Vigilante, hoje registrado em cartório, como “Chico Vigilante Lula da Silva”, continua sendo o distrital mais atuante, segundo a opinião de grande parte da população do DF.

Conforme dados de todas as pesquisas, realizadas em 2021, sobre a atuação dos deputados distritais do DF, o nome de Vigilante está no consciente popular da maioria do povo em todas as 33 regiões administrativas do Distrito Federal.

LEIA MAIS

Mega da Virada encerra nesta sexta; prêmio é de R$ 350 milhões

Seja no âmbito do Executivo, seja entre seus pares, e até mesmo no seu próprio partido, Vigilante discorda coerentemente e firme, como discordou, por exemplo, do processo fraudulento da eleição do comando do PT regional, em 2005.

Com o resultado invalidado, foi reconduzido ao cargo como presidente do PT DF.

Durante o governo petista, tocado pelo então governador Agnelo Queiroz (PT), ele foi crítico, algumas vezes, mesmo sendo o líder do governo.

Contrapôs às funestas ações do governo Cristovam Buarque (PDT) e detonou, durante quatro anos, o desgoverno pilotado por Rodrigo Rollemberg(PSB).

Chico Vigilante sabe o que é bom para o DF ou o que é ruim para o povo.

De 2019 a 2021, votou a favor da maioria dos projetos de interesse do governo Ibaneis (MDB), que chegou a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Se posicionou contrário, com veemência, em alguns deles, a exemplo do crédito suplementar para custear a manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo.

Na visão do parlamentar, o Estado paga caro para sustentar um pesado sistema que não presta um bom serviço à população.

Tornou-se um político admirável e respeitado por todos os gestores que passam ou já passaram pelo Buriti.

Com toda essa bagagem de vida pública, Chico Vigiante Lula da Silva, certamente, continuará como porta-voz do povo no parlamento distrital.

Pelo menos é o que apontam as pesquisas de intenção de voto.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de...

Mais Radar

Roberto Rocha rompe silêncio e analisa racha Brandão x Dino no Maranhão

Diz Roberto Rocha: "Sete anos no porão deixam marcas. Quem com ferro fere, com ferro será ferido. Brandão engoliu humilhações e agora define o rumo. Não existe candidato de Dino ou Brandão: existe o candidato do governo".

CGU arrocha Cappelli por torrar mais de R$2 milhões para difamar adversários

A farra de Ricardo Cappelli com dinheiro público na ABDI virou motor de sua campanha e arma para difamar adversários no DF. Órgãos de controle como CGU, TCU e Senado investigam o uso político e abusivo da estrutura oficial. Até Geraldo Alckmin entrou no rolo.

ABDI: o “esgoto político-eleitoreiro” de Cappelli para atacar adversários

Caiu a máscara: Cappelli, que se diz símbolo de ética, é acusado de usar a ABDI como "esconderijo da infâmia" bancado com o dinheiro público, para atacar adversários e manipular o debate político no Distrito Federal.

Ibaneis e Celina conquistam líderes religiosos com apoio às igrejas do DF

Líderes evangélicos do DF reforçaram apoio a Ibaneis Rocha e Celina Leão durante almoço com o Conselho de Pastores. O governo foi elogiado pela maior regularização de templos religiosos da história, garantindo segurança e liberdade às igrejas.

Eleições 2026: que ninguém subestime o poder eleitoral de Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha avança com força inédita rumo ao Senado em 2026. Com aprovação de seu governo superior a 60%, o governador consolida liderança política e inverte o jogo com Michelle Bolsonaro. Agora é ela que pode depender dele.
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político