O maranhense de Vitorino Freire, Francisco Domingos dos Santos, 57 anos, o deputado Chico Vigilante, hoje registrado em cartório, como “Chico Vigilante Lula da Silva”, continua sendo o distrital mais atuante, segundo a opinião de grande parte da população do DF.
Conforme dados de todas as pesquisas, realizadas em 2021, sobre a atuação dos deputados distritais do DF, o nome de Vigilante está no consciente popular da maioria do povo em todas as 33 regiões administrativas do Distrito Federal.
LEIA MAIS
Mega da Virada encerra nesta sexta; prêmio é de R$ 350 milhões
Seja no âmbito do Executivo, seja entre seus pares, e até mesmo no seu próprio partido, Vigilante discorda coerentemente e firme, como discordou, por exemplo, do processo fraudulento da eleição do comando do PT regional, em 2005.
Com o resultado invalidado, foi reconduzido ao cargo como presidente do PT DF.
Durante o governo petista, tocado pelo então governador Agnelo Queiroz (PT), ele foi crítico, algumas vezes, mesmo sendo o líder do governo.
Contrapôs às funestas ações do governo Cristovam Buarque (PDT) e detonou, durante quatro anos, o desgoverno pilotado por Rodrigo Rollemberg(PSB).
Chico Vigilante sabe o que é bom para o DF ou o que é ruim para o povo.
De 2019 a 2021, votou a favor da maioria dos projetos de interesse do governo Ibaneis (MDB), que chegou a Câmara Legislativa do Distrito Federal.
Se posicionou contrário, com veemência, em alguns deles, a exemplo do crédito suplementar para custear a manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo.
Na visão do parlamentar, o Estado paga caro para sustentar um pesado sistema que não presta um bom serviço à população.
Tornou-se um político admirável e respeitado por todos os gestores que passam ou já passaram pelo Buriti.
Com toda essa bagagem de vida pública, Chico Vigiante Lula da Silva, certamente, continuará como porta-voz do povo no parlamento distrital.
Pelo menos é o que apontam as pesquisas de intenção de voto.