Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Chico Vigilante: O que faz um deputado ser tão benquisto pelo povo?

Publicado em

O maranhense de Vitorino Freire, Francisco Domingos dos Santos, 57 anos, o deputado Chico Vigilante, hoje registrado em cartório, como “Chico Vigilante Lula da Silva”, continua sendo o distrital mais atuante, segundo a opinião de grande parte da população do DF.

Conforme dados de todas as pesquisas, realizadas em 2021, sobre a atuação dos deputados distritais do DF, o nome de Vigilante está no consciente popular da maioria do povo em todas as 33 regiões administrativas do Distrito Federal.

LEIA MAIS

Mega da Virada encerra nesta sexta; prêmio é de R$ 350 milhões

Seja no âmbito do Executivo, seja entre seus pares, e até mesmo no seu próprio partido, Vigilante discorda coerentemente e firme, como discordou, por exemplo, do processo fraudulento da eleição do comando do PT regional, em 2005.

Com o resultado invalidado, foi reconduzido ao cargo como presidente do PT DF.

Durante o governo petista, tocado pelo então governador Agnelo Queiroz (PT), ele foi crítico, algumas vezes, mesmo sendo o líder do governo.

Contrapôs às funestas ações do governo Cristovam Buarque (PDT) e detonou, durante quatro anos, o desgoverno pilotado por Rodrigo Rollemberg(PSB).

Chico Vigilante sabe o que é bom para o DF ou o que é ruim para o povo.

De 2019 a 2021, votou a favor da maioria dos projetos de interesse do governo Ibaneis (MDB), que chegou a Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Se posicionou contrário, com veemência, em alguns deles, a exemplo do crédito suplementar para custear a manutenção do equilíbrio financeiro do sistema de transporte público coletivo.

Na visão do parlamentar, o Estado paga caro para sustentar um pesado sistema que não presta um bom serviço à população.

Tornou-se um político admirável e respeitado por todos os gestores que passam ou já passaram pelo Buriti.

Com toda essa bagagem de vida pública, Chico Vigiante Lula da Silva, certamente, continuará como porta-voz do povo no parlamento distrital.

Pelo menos é o que apontam as pesquisas de intenção de voto.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»