Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Chico Vigilante diz que é preciso devolver o Banco Central para o povo

Publicado em

A escorchante taxa Selic, de 13,75% ao ano, estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, na última quinta-feira (1º), provocou a reação do deputado distrital Chico Vigilante (PT), ao defender que o Banco Central tem que estar a serviço do povo brasileiro e não de meia dúzia de rentistas.

“Espero que o presidente Lula, com a força política que tem e a confiança que tem da sociedade brasileira, compre essa briga e acabe com essa autonomia do BC. Vamos parar de encher o bolso de rentistas e começar a encher o bolso do trabalhador brasileiro”, disse o distrital.

A lei Complementar 179/21, conhecida como a “lei de Autonomia do Banco Central do Brasil, foi aprovada em 2021, para deixar livres de qualquer amarra populista de qualquer presidente da República, independentemente da orientação ideológica, que estiver ocupando o governo da União.

De acordo com a lei, os dirigentes do Banco Central, são fixos, com mandatos de quatro anos, podendo haver uma recondução.

A legislação também assegura a não coincidência entre os mandatos do presidente da República e do presidente do Banco Central, além do conjunto de seus diretores.

A regra obriga um presidente da República a conviver com dirigentes indicados por um governo anterior.

Se por um lado, a lei evita a subordinação política do Bacen, por outro, segundo a visão do distrital Chico Vigilante, o “Banco tornou-se uma presa fácil de um grupo de rentistas, ligados ao ex-ministro da economia, Paulo Guedes, que abocanhou, no último ano, 53,6% dos R$ 410 bilhões, dos juros pagos pelo contribuinte brasileiro, ao Tesouro Nacional”.

“A proposta de emenda constitucional, que deu a chamada autonomia ao Banco Central, é exatamente para fazer essa pilantragem que estão fazendo com a gente. Isso é um escândalo”, pontua Vigilante.

Ele afirma que os R$ 169 bilhões direcionados para quase 30 milhões de beneficiários do bolsa-família e, ainda, para a recomposição dos orçamentos da saúde, educação, cultura, ciência e tecnologia, que a imprensa batizou de “PEC fura-teto”, são migalhas diante do que está sendo engolido, de forma feroz, por instituições financeiras e fundos de investimentos.

Chico Vigilante lembrou que, em 2021, o Parido dos Trabalhadores entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn), no STF, questionando autonomia do Banco Central, mas a Suprema Corte manteve a validade da lei.

Ele acredita, agora, que o presidente Lula deva usar a sua força política para acabar com a farra.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Fluminense encara Chelsea por vaga na final do Mundial de Clubes

O Fluminense encara o Chelsea (Inglaterra) na tarde desta terça-feira (8), em Nova Jersey, pela...

Mais Radar

QualificaDF: Motor de transformação social que impulsiona a economia

O QualificaDF capacita jovens para o mercado, oferecendo cursos práticos em cidades do DF. Desde 2022, certificou 15 mil pessoas, reduzindo o desemprego e injetando milhões na economia local, com a determinação de Ibaneis Rocha e com o apoio das emendas de Robério Negreiros

Escândalos e desgaste do governo Lula faz fechar a boca da oposição no DF

Enfraquecido por escândalos e sem lideranças fortes, o PT do DF perde voz, discurso e espaço político, enquanto o grupo de Ibaneis avança sem resistência rumo à sucessão em 2026.

Ibaneis e clã Bolsonaro formam aliança política para 2026 no DF

Ibaneis Rocha e Michelle Bolsonaro selam aliança para o Senado em 2026, com apoio do clã Bolsonaro. Encontro em Brasília fortalece MDB, PL e PP, visando eleger Celina Leão governadora e consolidar a direita no DF.

Política de juros de Galípolo leva PT a loucura que não pode o acusar de sabotador

PT, que acusava Campos Neto de “sabotar” o governo com juros altos, agora engole o choro com Gabriel Galípolo, indicado por Lula, que elevou a Selic a 15%, mantendo a política restritiva do BC.

Rollemberg dança que nem “pinto no lixo” a espera por vaga na Câmara

Rodrigo Rollemberg celebra diploma de deputado federal e dança como "pinto no lixo", mas posse pode atrasar até após recesso. A Câmara dos Deputados deve encaminhar a decisão do STF para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
- PUBLICIDADE -

Últimas do Radar Político