Os partidos de esquerda como o PT, BSB, PV, PCdoB e PSOL torcem para que o Republicanos mantenha a briga na base bolsonarista com a pré-candidatura da ex-ministra Damares Alves contra a ex-ministra Flávia Arruda (PL), também pré-candidata ao Senado.
A guerra entre PL e Republicanos favorece eleger para a única vaga de senador, o nome da esquerda. Pode ser Rollemberg.
LEIA MAIS Radar Politico
Desgaste de Damares e Bolsonaro, entre evangélicos, favorece esquerda no DF
A cisão provocada pelo Republicanos, animou a esquerda brasiliense que passou a enxergar a possibilidade de eleger o senador para a única vaga disponível nas eleições de outubro.
O ex-governador Rollemberg(PSB), crítico ferrenho de Bolsonaro, se articula desde a semana passada, junto ao ex-governador Geraldo Alckmin, atualmente filiado ao seu partido, e vice na chapa de Lula, para que defenda o seu nome, como candidato único a senador, pelos partidos de esquerda no Distrito Federal.
Rollemberg já passou pela Casa (2010/2014), quando renunciou ao cargo para disputar o GDF, se tornando governador até 2018, quando foi derrotado no segundo turno das eleições, por Ibaneis Rocha (MDB).
Sem vislumbrar nenhuma chance de disputar novamente o Buriti, o projeto inicial do socialista era o de disputar uma das oito vagas na Câmara Federal.
Agora, acendeu para ele a luz da oportunidade de voar para um patamar mais alto nas eleições de outubro.
A continuar o cabo de guerra entre PL, partido de Flávia Arruda e Bolsonaro, e o Republicanos, partido que abrigou Damares Alves, ambas lançadas para a única vaga do Senado, qualquer análise levará sem risco, à conclusão, que às duas serão derrotadas e de quebra, o próprio Bolsonaro.
A torcida é grande para acontecer. O senador a ser eleito, em outubro, pode ser da esquerda para o azar de Bolsonaro.
O nome dele é Rodrigo Sobral Rollemberg. Mais um contra o ¨ mito¨ na Câmara Alta do país, caso ambos consigam a vitória.
Diante de tanta confusão, até agora, ninguém entende o sorriso de orelha a orelha do ex-governador José Roberto Arruda (PL), marido da ex-ministra Flávia, cujo tapete está sendo puxado pelo Republicanos. Só ele sabe explicar o motivo de tanta graça, hahaha!
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios jornalísticos e políticos da capital federal. Siga o #RadarDF