Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cadê a vacina? Dengue vira epidemia, mata e Lula atrasa vacinação

Publicado em

O Ministério da Saúde ainda não definiu uma data para envio das doses da vacina Qdenga aos estados e para o Distrito Federal.

A promessa da distribuição é para o próximo mês, mas sem data definida.

A doença, que já se tornou uma epidemia, vem causando mortes em todo o país.

A vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda, foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março do ano passado.

O imunizante serve para pessoas de 4 a 60 anos, mas ela será aplicada inicialmente, apenas em crianças.

Outra vacina, a Dengvaxia, também recebeu autorização da Anvisa, e ambas estão disponíveis na rede privada a preços estratosféricos.

No Distrito Federal (DF), a situação é crítica: a epidemia de dengue se alastra, superlotando UPAs e hospitais.

Tendas de atendimento foram montadas, e o Exército foi convocado para reforçar a força-tarefa de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do DF, quase 30 mil casos prováveis de dengue foram registrados, com seis mortes confirmadas e outras 24 sob investigação.

Desde o início do ano, mais de 29 mil casos foram registrados.

Em março de 2023, o Ministério da Saúde adquiriu nove milhões de doses da vacina Qdenga, mas até agora, nada.

A situação se assemelha ao atraso observado com a vacina contra a Covid-19 que terminou matando milhares de pessoas no Brasil.

Especialistas apontam que o aumento dos casos de dengue no país é influenciado por fatores climáticos, típicos de doenças tropicais, e pela falta de cuidado da população em áreas urbanas, onde águas paradas se tornam criadouros para o mosquito.

No entanto, o PT local faz uso político contra o governo do DF sem reconhecer a responsabilidade do governo federal no atraso da distribuição das vacinas.

O discurso dos petistas de atacar o governo Ibaneis pelo agravamento da doença, é uma forma de desviar a atenção das falhas do governo Lula.

Ou seja: preferem acusar adversários sem antes olhar para o próprio rabo.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Wi-Fi Social ultrapassa os 150 milhões de acessos no DF

O principal objetivo do Wi-Fi Social DF, projeto do Governo do Distrito Federal (GDF), é...

Mais Radar

Possível saída de Tarcísio do Republicanos pode enfraquecer a legenda no DF

O Partido Republicanos pode perder o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e pode enfrentar a possível saída da senadora Damares Alves e do deputado federal Paulo Fernando, ambos do Distrito Federal

Valparaíso: Candidato de Mossoró, que destruiu a cidade, vira “Maldita Geni”

Marcus Vinicius, o Cinquentinha, candidato a prefeito de Valparaíso de Goiás, acreditava que a população ainda tivesse memória curta. O garoto do atual prefeito, Pábio Mossoró, de repente virou a "Maldita Geni": é xingado e hostilizado pela população.

Valparaíso: Traído e rejeitado, Mossoró começa provar do próprio veneno

O prefeito de Valparaíso de Goiás, sente-se traído por seu candidato à sucessão, Marcus Vinicius, conhecido como "Cinquentinha". O distanciamento de Cinquentinha, em uma tentativa de desvincular sua imagem do atual prefeito altamente rejeitado, gera um clima de desconfiança, traição e abandono político.

Liderança de Celina Leão garante reforço policial no DF para 2024

A vice-governadora Celina Leão teve um papel fundamental na negociação com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, assegurando a inclusão de uma proposta para o reforço das forças de segurança do DF na Lei Orçamentária Anual de 2024.

Obras de Ibaneis Rocha são abraçadas pelo povo e até pela oposição

O governador toca milhares de obras públicas por todo o DF, que além de melhorar a qualidade de vida da população, alinham-se aos interesses eleitorais dos deputados da base governista quanto os de oposição, gerando empregos e reduzindo a violência

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»