Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Cabaré de Cego! Ricardo ataca PL e insinua que PT e MDB estarão juntos em 2026

Publicado em

Três dias após ser eleito por unanimidade dos votos dos 24 deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o vice-presidente Ricardo Vale (PT) criticou o Partido Liberal (PL), chamando-o de golpista.

Em sua fala, manifestada em entrevista publicada pela coluna CB Poder do Correio Braziliense neste sábado (10), colocou Wellington Luiz, presidente da Câmara legislativa,  em uma situação delicada com o Buriti e com deputados da Casa.

Wellington Luiz (MDB) é tido como um dos principais apoiadores da reeleição de Celina Leão(PP) à sucessão de Ibaneis em 2026.

Ricardo Vale insinuou uma possível aliança entre o PT e o MDB (que tem como presidente Wellington Luiz), para a reeleição de Lula.

Afirmou ainda que uma aliança da esquerda e do centro-esquerda servirá para varrer a direita bolsonarista do DF.

O que diz Ricardo tem rumo, embora alguns digam que Wellington Luiz as eleições antecipada da mesa diretora da CLDF, a qual serviu para reconduzir o atual presidente e o atual vice-presidente no comando da Casa, não tem nada a ver com o embate politico de 2026.

No entanto, para os que estão de fora observando a cena política desenhada a partir da Câmara Legislativa, tem sim.

Senão vejamos: Wellington havia pavimentado a recondução de todos, antecipar a eleição,  além de criar novas vagas na Mesa Diretora, antes do recesso parlamentar desse ano.

Ele conseguiu apaziguar os ânimos e convenceu os três parlamentares do PL a recuarem da candidatura proposta pelo partido, que indicava o deputado Roosevelt Vilela como 1º vice-presidente da Casa.

O que parecia ser um assunto superado, com a ideia de “vamos seguir em frente”, acabou reabrindo uma ferida na chamada eleição de consenso, que Wellington construiu para garantir sua própria  reeleição e a de Ricardo Vale para o biênio 2025/2026.

Na entrevista ao Correio, Vale referiu-se à candidatura de Roosevelt como uma “tentativa de golpe”.

Segundo ele, “o que ocorreu foi uma tentativa de golpe que partiu das lideranças nacional e regional do partido bolsonarista. Eles tentaram intervir na Câmara e pressionaram os distritais. Felizmente, o acordo prevaleceu e os deputados mostraram sua independência”.

Ele ainda destacou que “o governador também respeitou a decisão do Poder Legislativo e não cedeu à pressão do PL. Além disso, o presidente Wellington Luiz foi muito correto e coerente com o bloco de oposição, respeitando nossos espaços na administração da Casa”.

Ricardo Vale foi além, insinuando dúvidas sobre a reeleição da vice-governadora Celina Leão (PP) na sucessão de Ibaneis Rocha.

Ele afirmou que PT e MDB estariam construindo uma aliança de centro-esquerda para disputar as eleições de 2026. Será? A dúvida estar no ar.

“São dois partidos que respeitam as regras do regime democrático e das eleições. Juntos com os demais partidos do campo democrático, vamos derrotar novamente a extrema-direita raivosa, intolerante e golpista, representada, principalmente, pelo PL de Bolsonaro”, cravou Ricardo.

As declarações do petista chegaram ao conhecimento da deputada Bia Kicis e de Valdemar da Costa Neto quase que simultaneamente, na tarde de ontem.

Ambos são, respectivamente, presidente local e presidente nacional do PL.

Segundo informações obtidas pelo RadarDF, a direção nacional do partido deve marcar, na próxima semana, uma reunião com seus três deputados distritais, além dos dois federais, para avaliar as declarações de Ricardo Vale e definir se continuarão ou não na base do governo Ibaneis Rocha.

Como se vê, a disputa política de 2026 já começou no Distrito Federal, muito antes do que muitos imaginavam, impulsionada pela antecipação da eleição da nova/velha mesa diretora da Câmara Legislativa.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»