Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Brasília: Uma cidade cassada por um capricho judicial

Publicado em

Conheço cidadãos cassados, conheço grupos cassados, mas cidade cassada só conheço Brasília”.

A célebre frase é do ex-presidente da República, Tancredo Neves, dita em setembro de 1984, durante um debate, como ainda candidato, ocorrido na OAB-DF.

Brasília só veio conquistar a sua plena autonomia política quatro anos mais tarde com a Constituição de 1988.

Em 9 de janeiro de 2023, ou seja, 35 anos depois, o direito constitucional da capital federal, representada como ente federativo por oito deputados federais, três senadores e uma Câmara Legislativa composta por 24 deputados distritais, além de uma população de mais de 3 milhões de pessoas, é cassado, sumariamente, por uma canetada de um ministro do Supremo Tribunal Federal.

O afastamento do governador Ibaneis Rocha(MDB), reeleito democraticamente, em primeiro turno das eleições do ano passado, por quase 1 milhão de eleitores, não deixa de ser um golpe de Estado consumado, bem mais violento do que o não consumado golpe contra os Poderes da República, ocorrido no famigerado dia 8 de janeiro.

A medida extrema, tomada por nove dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal, foi a justificativa para que o governante brasiliense fosse investigado sobre o manto do libelo da presunção de um suposto envolvimento dele, com os atos violentos do 8 de janeiro.

Apesar das investigações se aprofundaram, envolvendo todos os mecanismo de Estado, como os da Procuradoria Geral da República(PGR), da Polícia Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Civil do Distrito Federal, nenhum indício foi encontrado de que Ibaneis, foi omisso, financiou ou incentivou o quebra-quebra contra o Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Suprema Corte.

Mesmo assim, Brasília segue como um navio sem o timoneiro, cujo comando é ocupado interinamente pelo imediato, ou “imediata”, como a vice-governadora Celina Leão(PP), que desprende esforço e competência diariamente para não deixar a embarcação perder o rumo.

Apesar do flagrante golpe, na sua autonomia política, poucos foram os atores políticos que contestaram a medida extrema do STF.

Não se viu também nenhuma manifestação do chamado Setor Produtivo, por meios de suas organizações. A Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), segue em silêncio sepulcral.

A Ordem dos Advogados do Brasil/ OAB do DF, também permanece muda.

Logo ela que serviu de palco de um debate, em 11 de setembro de 1984, quando o então candidato à Presidência da República Tancredo Neves, disse: “Conheço cidadãos cassados, conheço grupos cassados, mas cidade cassada só conheço Brasília”.

Há exatos 45 dias sem o governador reeleito, Brasília segue como cidade cassada, como chegou a externar um dos mais brilhantes defensores da democracia e da autonomia política de um ente federativo.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo protagonizam o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação