Grande parte dos 10 quilômetros da DF-140 na região do Setor Habitacional Tororó, por onde passam mais de 30 mil carros por dia, se tornou uma área de risco devido à falta de sinalização de pista.
A remoção dos postes de iluminação pública, devido às obras, causou a escuridão de grandes extensões asfaltadas.
O que poderia melhorar o tráfego de carros durante a noite ou o dia seria a completa sinalização horizontal, ou de solo, com marcas no pavimento.
A lombada com o propósito de diminuir a velocidade dos veículos, uma ferramenta essencial para garantir a segurança no trânsito, se transformou na maior armadilha para os motoristas da DF-140.
Um quebra-molas sem sinalização em um trecho íngreme danifica a maioria dos veículos por falta de percepção do motorista.
Outro aspecto curioso e que chama a atenção é que alguns desses quebra-molas permanecem em meia pista.
Isso está favorecendo muitos motoristas, que, para fugir das lombadas, invadem a contramão, o que pode causar graves acidentes.
As obras de duplicação da DF-140 são coordenadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) e tiveram um investimento de mais de R$ 30 milhões.
O presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior, garantiu hoje pela manhã ao RadarDF que enviará uma equipe para fiscalizar os trabalhos da empresa e exigir a sinalização imediata dos quebras de molas.
Disse ainda que os trechos de pista que já estão liberados para o tráfego de veículos devem receber imediatamente toda a sinalização de solo, para uma melhor orientação aos motoristas, uma vez que a via está sem iluminação pública à noite.
Até o presente momento, foram entregues 10 km dos 14,8 km previstos para a ampliação e readequação da via, dos quais 6 km já foram liberados para os motoristas e outros 4 km estão em fase de finalização aguardando a liberação.
A concentração é ainda maior nos 5 km restantes. Neste trecho, estão sendo executados reparos nas paredes de proteção e nos gabiões da ponte que faz parte do complexo viário.
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