Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Bem articulado, Wellington Luiz se consolida para comandar a CLDF

Publicado em

Sem alarde externo, a disputa pela presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal começa a se fechar, por meio de um consenso, em torno do nome do deputado distrital eleito Wellington Luiz(MDB).

O deputado emedebista se movimenta da direita, passando pelo centro e chegando à esquerda, setores que permeiam os 24 membros da Casa Legislativa.

É dado como certa a dobradinha MDB/PT, com a participação do deputado eleito Ricardo Valle(PT), como vice-presidente da chapa.

Wellington, que já foi vice-presidente da CLDF (biênio 2017/2018), retorna a Casa, após quatro anos fora, por não ter conseguido se reeleger em 2018.

Mesmo sem mandato, nos últimos quatro anos, o ex-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF, se tornou um aliado de primeira hora do governador Ibaneis Rocha, e da vice-governadora eleita, Celina Leão (PP).

Os dois querem ele na cadeira numero 1 do legislativo local.

Eleito em outubro passado, Wellington usa do pragmatismo e avança nas tratativas com deputados da base aliada do governo.

Ele também soube se articular com os partidos de esquerda e pode ter como vice da sua chapa, o deputado eleito Ricardo Valle(PT), que ainda precisa ter o nome referendado pela bancada da Câmara Legislativa.

É verdade que a dobradinha, nesse sentido, só está sendo possível graças o empenho e a costura feita pelo experiente deputado Chico Vigilante(PT).

A coluna Radar Político apurou que a bancada queria que Vigilante fosse o vice de Wellington.

Mais tanto Chico como o deputado eleito Gabriel Magno(PT), teriam declinado do posto em favor do também tarimbado Ricardo Valle, que volta a CLDF, após ficar quatro anos sem mandato.

Wellington já conta com 16 votos dos 24 deputados que comporão a próxima legislatura.

Pode-se considerar que os votos mais emblemáticos, destes, virão dos três deputados do PT, dos dois deputados do Psol e de Dayse Amarilio, única deputada eleita pelo PSB.

Se ele contou com a costura feita por Chico Vigilante, para se viabilizar com os votos dos partidos de esquerda, Wellington teve que contar, também, com a ajuda do deputado João Hermeto(MDB) para abater em pleno voo a candidatura do distrital Iolando, colega de partido.

Isolado, Iolando sinaliza para a desistência. O campo está limpo e não tem como dar errado.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo protagonizam o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação