Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Ataques a escolas acende luz de alerta da Segurança Pública do DF

Publicado em

O ataque realizado na manhã desta quarta-feira(5), à creche Bom Pastor de Blumenau, Santa Catariana, que resultou na morte de quatro crianças e ferimentos graves em outras cinco, fez acender a luz de alerta dos operadores da Segurança Pública do Distrito Federal.

Ataques a escolas são um problema sério e preocupante em todo o mundo.

Ao RadarDF, a Secretaria de Segurança Pública informou na manhã de hoje (06), que a Polícia Militar do DF, por meio do Batalhão Escolar, segue reforçando a segurança nas unidades de ensino do Distrito Federal.

Disse que os setores de inteligência da SSP/DF e das forças de segurança, atuam no monitoramento de redes sociais para orientar ações preventivas.

Informou também que, em 2022, a Secretaria de Segurança levou o programa para escolas de Ensino Médio das Regiões Administrativas de Sobradinho I e II, Recanto das Emas, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Itapoã e Riacho Fundo II, alcançando um público de cerca de 1,6 mil estudantes.

Outra medida para coibir a violência nas escolas do DF, foi a implementação do Plano de Urgência pela Paz nas Unidades Escolares do Distrito Federal, uma ação conjunta da Secretaria de Educação com a Secretaria de Segurança.

De imediato, o pacote de iniciativas foi levado a 126 escolas nas quais foi detectado o maior número de casos de brigas e agressões entre os alunos.

No entanto, o olhar das autoridades seguem atentos em torno da sequência de ataques com mortes no Brasil.

Entre 2022 a 2023 foram registrados cinco ataques.

De 2011 até o atentado ocorrido ontem, na creche de Blumenau, 37 pessoas, entre alunos, professores e funcionários de estabelecimentos de ensino, foram assassinadas.

É importante lembrar que a prevenção a ataques em escolas é uma responsabilidade compartilhada entre a comunidade escolar, autoridades e famílias.

Consultada pelo RadarDF, a psicóloga Sandra Silveira define que esses ataques costumam ser cometidos por indivíduos que apresentam problemas emocionais ou por pessoas que desejam causar danos e propagar o medo.

Conclui ainda que esse tipo de ataque tem impacto não só para as vítimas e suas famílias, mas também para a comunidade escolar e a sociedade como um todo.

Apesar de algumas medidas já implantadas no DF, pode ser tomadas outras como a adoção de políticas de segurança mais rigorosas, o treinamento de professores e alunos para identificar comportamentos suspeitos e a implementação de negociação de violação anônima de ameaças ou comportamentos de risco.

Além disso, é importante o Estado oferecer tratamento e acompanhamento adequado para alunos que apresentam problemas psíquicos, além de evitar a manifestação de discursos de ódio e intolerância que podem levar à violência dentro da escola.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF


.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Abertas inscrições para o III Concurso “Desenhando o Amor”

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) lança o III Concurso de Desenho Infantil Desenhando o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação