Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

As escondidas, Pábio e Leda se unem para tentar frear a força de Yvelônia

Publicado em

O crescimento político e eleitoral da ex-secretária nacional de Assistência Social do governo Bolsonaro, Maria Yvelônia, fez o atual prefeito de Valparaíso de Goiás, Pábio Mossoró (MDB), e a deputada federal Leda Borges (PSDB) se unirem para tomar os partidos de apoio à sua candidatura a prefeita.

Antes mesmo do lançamento oficial marcado para o dia 1º de agosto, a partir das 19 horas na Mansão Cristal, Yvelônia entrou no gosto do eleitorado e ameaça o poder político de duas raposas velhas que dominam o poder municipal há mais de 16 anos.

O que pertencem ao povo virou uma espécie de negócio.

A primeira investida neste sentido partiu de Leda Borges, que tem como seu, o insosso candidato José Antonio, mais conhecido no meio político de Valparaíso como “Zéleso”.

O candidato de Leda perdeu fôlego na corrida municipal e já foi ultrapassado por Yvelônia, segundo dados de pesquisas qualitativas.

Por outro lado, Yvelônia chega cada vez mais próximo de desbancar Marcus Vinicius, o “Cinquentinha”, candidato do prefeito Mossoró.

A história segue assim: Leda tomou o Republicanos, partido da Igreja Universal, pelo qual Yvelônia era filiada há mais de uma década e que pretendia disputar a prefeitura de Valparaíso de Goiás este ano.

A negociata foi feita diretamente entre Leda e Wanderley Tavares, presidente do partido no DF, em troca do voto dela a Marcos Pereira, candidato à presidência da Câmara Federal, além, é claro, de outras coisitas mais.

Sem o Republicanos, Maria Yvelônia se filiou no Solidariedade e fez uma aliança com o Agir e o Partido da Mulher Brasileira (PMB).

Em menos de 36 horas para a convenção de Yvelônia e a homologação da aliança partidária, marcada para a próxima quinta-feira (01/08), o prefeito Mossoró toma o Agir a preço de ouro, já que não existe almoço grátis.

A negociata foi feita com o presidente estadual da legenda em Goiás, Fernando Meireles.

Candidatos a vereadores do próprio MDB de Mossoró, os quais até agora não ganharam um tostão furado para fazer campanha, falam na cidade que o prefeito teria comprado o Agir por R$ 200 mil reais.

Verdade ou não, é um fato que está sendo considerado por aliados e não aliados.

“Pábio e Leda podem até tomar os partidos, sabe-se lá a que preço, mas não podem comprar o voto e a vontade do povo que cansou dos mesmos e vão lutar por mudanças nas urnas.”

A resposta foi dada por Yvelônia a Francisco Martins, marido de Leda, que foi ontem na casa dela para tentar convencê-la a retirar a candidatura de prefeita. Não conseguiu.

A entrada de Maria Yvelônia na disputa municipal mudou completamente o jogo e fez cair a máscara de Pábio & Leda que jogavam para a plateia de serem ferrenhos adversários, mas não são.

Os dois agora se unem com o mesmo propósito: tentar frear a força do povo em torno de Yvelônia, que passou a ser uma ameaça real, ou serão varridos do papel de Ventríloquo, donos absolutos dos bonecos “Cinquentinha e Zéleso”.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Caso do homem-bomba sobra para Bolsonaro e detona com projeto de anistia

As bombas jogadas contra a estátua da Justiça, terminaram caindo sobre o colo de Bolsonaro com aceleração de investigações da PF sobre outros casos. As bombas de Wanderley também enfraqueceram o movimento pela anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

Terror contra os símbolos da República continua sendo uma ameaça

Francisco Wanderley havia anunciado em uma rede social que planejava executar um atentado em Brasília. Havia um dia e hora definidos. Às 19 horas desta quarta (13), ele concretizou a ameaça sem que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) desse uma resposta rápida para impedi-lo.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»