Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Após reeleito, Caiado mete a chibata no lombo do povo ao taxar alimentos

Publicado em

Os mais de seis milhões de goianos, cuja maioria reelegeu o governador Ronaldo Caiado (União), para mais quatro anos, vai pagar a salgada conta com a taxação sobre o agronegócio.

Se aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado, a medida do governo, os custos serão repassados ao consumidor sobre os preços dos alimentos, que ninguém tenha dúvida disso.

A medida de Caiado visa compensar os cofres públicos em consequência a redução do imposto sobre os combustíveis ocorrida em junho passado, somente para ganhar as eleições. Agora é outra história.

No pacote de bondades do então candidato Caiado, também foi reduzida a taxa de energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo. Ele fez festa, e o povo também.

Os mais de seis milhões de goianos mal perceberam ou sentiram, que no meio de tanta bondade, havia cheiro de um estelionato eleitoral, para que o governador continuasse no cargo por mais um mandato.

E foi assim que Caiado se reelegeu no primeiro turno das eleições, com 1.806.892 votos, o que representou 51,81% do total. Gustavo Mendanha, segundo lugar na votação, teve 25,20%.

Aos 53 dias da vitória de Ronaldo Caiado, o governador mete a mão grande no bolso da população, principalmente dos mais pobres.

A forma aplicada, para repor o dinheiro com a redução do ICMS, sobre combustíveis, Ronaldo Caiado resolveu criar uma alta taxa de 1,65% sobre os produtos agropecuários produzidos em Goiás.

Ontem (22), um grupo de agropecuaristas invadiu o plenário da Assembleia Legislativa, em Goiânia, para protestar contra a 2ª votação dos projetos que criam o imposto contra o agronegócio goiano.

Antes, as entidades e associações de classe do setor se reuniram com o governador para solicitar a retirada do projeto de lei. Caiado mandou todo mundo as favas.

Em nota, as associações do agronegócio goiano se manifestaram afirmando que o setor está envolto de riscos inerentes à produção, como o aumento dos custos, situação climática, além de passar por incertezas quanto às políticas públicas nacionais.

“Logo, criar uma nova taxa ao setor é um risco ao desenvolvimento do estado e do país”, diz uma nota conjunta assinada pela Faeg, Aprosoja Goiás, Aprova. APMP, OCB Goiás e SGPA.

*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF, com experiência em análises de tendências e comportamento social e reconhecido nos meios políticos da capital federal. Siga o #radarDF

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Palmeiras e Botafogo jogam por liderança do Campeonato Brasileiro

Na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, nesta terça-feira (26), Palmeiras e Botafogo protagonizam o...

Mais Radar

Com Bolsonaro “bichado”, direita deve marchar com Caiado em 2026

Jair Bolsonaro enfrenta ameaça de prisão e perde força política, enquanto Ronaldo Caiado desponta como líder alternativo do bolsonarismo e referência da direita e centro-direita, com vistas às eleições presidenciais de 2026.

Chega! O humilhante fim do carreirismo político de Erika Kokay

A deputada Erika Kokay concordou, mas não gostou da decisão do PT, que encerrou seus 24 anos de carreirismo político para abrir espaço para José Dirceu, agora elegível, assumir a vaga para disputar o cargo de deputado federal pelo DF nas eleições de 2026.

Justiça impõe multa milionária e demolição ao Condomínio RK

O Condomínio RK está condenado a pagar multa estratosférica que pode chegar a R$ 74 milhões por danos ambientais. O juiz ordena ainda a demolição do parcelamento irregular e a recuperação da área. Para os entendidos no assunto, a decisão ultrapassa os limites da razoabilidade.

Na boca do povo! Ibaneis revoluciona a cidade do Jardim Botânico

Em 2018, no "Senadinho da Boca do Povo", fórum criado pelo RadarDF, Ibaneis Rocha firmou compromissos com líderes do Jardim Botânico, prometendo investir os impostos locais em infraestrutura e regularizar os condomínios da região. As promessas estão se concretizando.

PEC da redução de jornada: Avanço ou retrocesso econômico do país?

A PEC que reduz a jornada de trabalho traz benefícios para os trabalhadores, mas pode agravar o desemprego, principalmente na região Norte e Nordeste do país. Apesar das novas tecnologias, o Brasil não preparou adequadamente sua força de trabalho para as demandas do futuro.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação