Radar Político/Opinião DIREITO DE RESPOSTA

Radar Político/Opinião Por Toni Duarte Por dentro dos bastidores da política brasiliense.

O ASSUNTO É

Agnelo e Rollemberg podem comer no mesmo prato; saiba por quê

Publicado em

O cenário político nacional aponta uma federação encabeçada pelo PT com vários partidos, incluindo o PSB, com o objetivo de garantir a reeleição do presidente Lula.

Que ninguém duvide que, na próxima eleição, aqui no DF, os dois rivais ex-governadores, Agnelo Queiroz do PT e Rodrigo Rollemberg do PSB, tenham que caminhar juntos e misturados, sejam quais forem os seus projetos políticos nas próximas disputas eleitorais no Distrito Federal.

Na entrevista publicada ontem (15) pelo RadarDF, o ex-governador Agnelo detonou o ex-governador socialista Rodrigo Rollemberg e o acusa de incompetente para governar o DF.

Agnelo não esquece da campanha de destruição contra ele, como ele próprio classifica, feita pelo seu sucessor no Palácio do Buriti (2014/2018).

O ex-governador petista acusa ainda Rollemberg e o seu governo de persegui-lo da forma mais sórdida, ao manipular o sistema judicial com o apoio da imprensa corporativa para eliminá-lo politicamente e socialmente.

A manifestação de Agnelo se deu após ser declarado inocente pelo Poder Judiciário em processos de improbidade que o tornaram inelegível por oito anos.

A repulsa de Agnelo ao ex-governador Rollemberg não é única. Setores do PT, tanto quanto Agnelo, foram implacavelmente perseguidos. Ninguém engole o socialista que comandou o pior governo da história do DF.

Após a perda do poder de mando da política local há 12 anos, o partido de Lula ainda possui uma militância no DF, mas sem um nome para liderar. Falta vaqueiro para tocar o berrante ou o chocalho, para tanger o gado.

Foi exatamente isso que fez o partido ser coadjuvante na eleição de 2022. Teve que carregar o pesado fardo do inelegível Leandro Grass (PV), candidato derrotado ao Buriti.

O enfraquecimento do partido no DF, foi sentido nos resultados no 1ºe 2º turno da disputa eleitoral entre Lula e Bolsonaro na eleição passada.

O reflexo negativo continua até hoje, mesmo com o PT no comando do Palacio do Planalto.

De acordo com as últimas pesquisas realizadas no Distrito Federal, a hegemonia bolsonarista ainda é muito forte.

Mesmo contando com figuras como Agnelo Queiroz, ex-governador, Paulo Tadeu, ex-distital e atual Conselheiro do TCDF, e a deputada federal vitalícia Erika Kokay, ainda é uma dúvida para o petismo brasiliense escolher um nome verdadeiramente representativo para apoiar em 2026 e ajudar Lula a se reeleger.

Não surpreenderia se o PT nacional optasse por Rodrigo Rollemberg (PSB) para concorrer ao Buriti nas próximas eleições, repetindo a estratégia que levou à escolha do hoje inelegível Leandro Grass em 2022.

Mais uma vez, o PT do DF terá que engolir o choro sem reclamar. Isso inclui o ex-governador Agnelo.

*Toni Duarte é jornalista e editor/chefe o Radar-DF, com experiência em análises de tendências políticas e comportamento social da capital federal. Siga o #radarDF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

spot_img

Leia também

Mensagem de texto sobre Cartão Prato Cheio é oficial

É oficial a mensagem de texto sobre o Cartão Prato Cheio, enviada pelo Governo do...

Mais Radar

Valparaíso: Traído e rejeitado, Mossoró começa provar do próprio veneno

O prefeito de Valparaíso de Goiás, sente-se traído por seu candidato à sucessão, Marcus Vinicius, conhecido como "Cinquentinha". O distanciamento de Cinquentinha, em uma tentativa de desvincular sua imagem do atual prefeito altamente rejeitado, gera um clima de desconfiança, traição e abandono político.

Liderança de Celina Leão garante reforço policial no DF para 2024

A vice-governadora Celina Leão teve um papel fundamental na negociação com a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, assegurando a inclusão de uma proposta para o reforço das forças de segurança do DF na Lei Orçamentária Anual de 2024.

Obras de Ibaneis Rocha são abraçadas pelo povo e até pela oposição

O governador toca milhares de obras públicas por todo o DF, que além de melhorar a qualidade de vida da população, alinham-se aos interesses eleitorais dos deputados da base governista quanto os de oposição, gerando empregos e reduzindo a violência

Com agenda cheia todos os dias, Celina mergulha no ritmo de reeleição

Desde o início de 2024, ela substituiu o ambiente formal do gabinete pelas ruas, dedicando-se integralmente a uma agenda externa repleta de atividades, elevando a sua popularidade e levando a oposição à loucura

Aversão às mulheres: Resta o PT se retratar pelo misógino Gabriel Magno

Se o PT falha em condenar publicamente atitudes misóginas contra adversárias políticas, surgem dúvidas sobre como o partido trata suas próprias parlamentares que enfrentam preconceitos e todo o tipo de discriminação nos parlamentos e nas ruas.

Últimas do Radar Político

O Radar DF não permite essa ação

»
»