O ASSUNTO É

PF deve apurar suspeitas de “propina obesa” na OAB do Maranhão

Publicado em

Marcelo de Carvalho Lima, candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), denunciou um possível esquema de corrupção envolvendo o atual presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Ivaldo Prado, que também disputa uma vaga na chapa de reeleição do atual presidente Kaio Saraiva.

A eleição para o novo Conselho Diretor da OAB do Maranhão ocorrerá no próximo dia 18 de novembro.

De acordo com Marcelo, um áudio que sustenta a acusação revela um pedido de pagamento de propina a uma empresa fornecedora de equipamentos para a OAB-MA, o que, segundo ele, violaria os padrões legais e éticos da instituição.

O áudio atribuído a Prado, diz: “Minha amiga, como eu disse, estamos em ano de eleição e precisamos de ajuda, né? Recurso financeiro para a campanha. Queria ver se há condição de colocar uma ‘gordura’ nessas compras, para que você possa repassar a diferença para a gente. Veja se é possível e me retorne, por favor.”

Por causa da propagação do áudio, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão, Ivaldo Prado, pediu à justiça e um juiz decidiu proibir a divulgação do mesmo.

Mesmo assim o áudio foi encaminhado à Comissão Eleitoral da OAB-MA, juntamente com o protocolo de denúncia (10.0000.2024.015275-4), bem como à Superintendência da Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, que devem iniciar as investigações sobre a autenticidade do material e apuração dos fatos.

Marcelo Lima, candidato à presidência da OAB-MA,  expressou indignação: “Esse áudio demonstra uma ação de corrupção”. Estamos atentos para proteger a Ordem dos Advogados do Brasil e registrar nossa repulsa a qualquer tipo de violação”.

A queixa feita na PF, requer uma avaliação técnica do áudio e a implementação de medidas investigativas.

PEDIDO DE INVESTIGAÇÃO FEITA À POLÍCIA FEDERAL

Críticas à gestão atual da OAB-MA
Marcelo também criticou a gestão atual, apontando supostos atos de corrupção e omissão, que, de acordo com ele, enfraquecem a independência da entidade.

Ele disse que a diretoria está ligada ao governo estadual, o que prejudica a advocacia em questões importantes, como o processo do Quinto Constitucional, que está parado há quase um ano e foi transformado no “Quinto dos Infernos”.

Segundo Marcelo, o Tribunal de Justiça do Maranhão está sendo prejudicado em sua função devido à inércia da OAB-MA, que recebeu uma lista há quase um ano e não a sanou e não a devolveu ao Tribunal, impedindo que o processo do Quinto fosse concluído.

“Já o caso da propina, que nos chamou a atenção, estamos aguardando a apuração da OAB-MA e das autoridades que já foram notificadas”, pontuou.

Propostas para uma gestão
Marcelo disse que fará uma gestão dividida em três partes: descentralização administrativa e orçamentária, fortalecimento das prerrogativas da advocacia e um sistema de compliance semelhante ao do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

As ações visam, segundo ele,  garantir que as práticas institucionais sejam eficientes e transparentes.

Marcelo também garantiu a criação de subseções em todo o estado, e uma anuidade acessível, especialmente para jovens advogados, além de um reforço na Escola Superior de Advocacia (ESA) e a expansão da Caama para as cidades de São Luís, Caxias e Imperatriz.

Compromisso com a integridade
Ainda nas propostas de Marcelo, caso seja eleito no próximo dia 18 de novembro, inclui a criação de uma Diretoria de Compliance para monitorar as práticas administrativas e prestar contas diretamente aos advogados, além de um Comitê de Integridade para mapear riscos e implementar um canal de denúncias.

A gestão de Marcelo defenderá ainda a revisão do Código de Conduta, Ética e Políticas de Integridade, com base no modelo de compliance do STJ e a recuperação da confiança na OAB-MA.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF já emitiu mais de 590 mil carteiras de Identidade Nacional

Mais de 590,5 mil documentos já foram entregues à população do Distrito Federal, desde que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser...

Mais Radar

Cícero da Hora: A voz literária da Ilha encantada dos lençóis maranhenses

Cícero da Hora encanta o Reviver de São Luís com sua obra sobre a Ilha de Lençóis, onde a lenda do rei Dom Sebastião e sua corte pulsa na alma dos ilhéus da baixada ocidental maranhense,

Zé Alberto e o legado vivo do “Leão Devorador” do bumba-boi da Ilha

Zé Alberto, o “Leão Devorador”, fez tremer por 50 anos os terreiros juninos da ilha com sua voz poderosa e presença marcante, eternizando-se como um dos grandes nomes do bumba-meu-boi de São Luís.

ABBP emite Nota de Pesar pela morte do jornalista Djalma Rodrigues

Ele atuou como Coordenador-Geral da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) no Maranhão. A Associação Brasileira de Portais de Notícias, organização de referência na promoção e defesa dos portais de notícias no país, honra a memória de Djalma e seu legado no jornalismo.

Américo Azevedo Neto: Um guerreiro na defesa da cultura maranhense

O protesto de Américo Azevedo Neto expõe a irresponsabilidade do governador Carlos Brandão, que discrimina e dá calote nos grupos folclóricos e artistas locais, negligenciando a cultura maranhense em favor de shows milionários com artistas de fora

Ex-senador Roberto Rocha critica bolha política no Maranhão

Ele disse que o Maranhão carece de uma reforma profunda no modo como a política é conduzida no estado, com maior transparência, participação popular e comprometimento com o desenvolvimento social e econômico inclusivo.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.