O ASSUNTO É

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Publicado em

A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) alerta os produtores rurais que o vazio sanitário da soja terá início em 27 de junho deste ano em todo o território goiano.

A medida visa prevenir e controlar a ferrugem asiática, uma das doenças mais severas da cultura da soja.

Segundo o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos, o período de 90 dias sem plantas vivas no campo é uma medida fitossanitária essencial para reduzir o inóculo do fungo causador da ferrugem asiática, contribuindo para a sanidade das lavouras e o sucesso da próxima safra.

“O produtor rural goiano sabe que é necessário seguir o calendário fitossanitário e sempre buscar cumprir os prazos. É um grande parceiro da defesa agropecuária. Mas é papel da Agrodefesa orientar e reforçar a importância de adotar as medidas fitossanitárias para ajudar a reduzir a incidência da ferrugem asiática no campo, assegurando assim a sanidade vegetal no estado e, por consequência, os bons números da agricultura goiana”, afirma.

O gerente de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Leonardo Macedo, ressalta que o vazio sanitário é uma medida consolidada.

“Estamos falando de algo respaldado pela ciência e pela experiência no campo. O vazio sanitário é uma etapa estratégica no manejo da ferrugem asiática, e seu cumprimento é decisivo para garantir produtividade e competitividade para os produtores goianos”, explica.

O coordenador da Gerência de Sanidade Vegetal da Agrodefesa, Mário Sérgio de Oliveira, reforça que um dos papéis da Agência é levar informações em relação ao tema, por meio de educação sanitária, a produtores, técnicos e entidades do setor.

“Nosso compromisso não é somente de fiscalização, mas sim de orientação e de apoio técnico ao produtor. A participação ativa do setor produtivo é fundamental para o sucesso das políticas fitossanitárias e, consequentemente, para mantermos Goiás como referência nacional na produção de grãos”, destaca.

Em Goiás, a estratégia é especialmente importante porque o estado é o terceiro maior produtor de soja do Brasil – atrás apenas de Mato Grosso e Paraná -, com papel relevante na economia agrícola nacional e nas exportações.

Dados do 11º Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado no dia 12/06, mostram que a estimativa para a safra 2024/2025 é de mais de 20,4 milhões de toneladas de soja, cultivadas em uma área de 4,95 milhões de hectares, com produtividade média de 4,12 toneladas por hectare.

Vazio sanitário da soja – calendário

De acordo com a Instrução Normativa nº 06/2024 da Agrodefesa, a partir de 25 de setembro já é permitida a presença de plântulas de soja emergidas no campo, sendo a data final para a semeadura, 02 de janeiro de 2026.

O cadastro das lavouras no Sistema de Defesa Agropecuária (Sidago) deve ser feito em até 15 dias após o término do calendário de semeadura, ou seja, até 17 de janeiro de 2026.

O que é a ferrugem asiática?

A ferrugem asiática é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi que ataca as folhas da planta de soja, formando pequenas pústulas marrons ou alaranjadas. A doença se propaga por esporos que se espalham pelo vento e podem percorrer grandes distâncias.

Quando encontra plantas hospedeiras vivas, o fungo se multiplica rapidamente, provocando desfolha precoce, redução da produtividade e aumento do custo de produção com aplicações de fungicidas.

Com alta capacidade de disseminação, a ferrugem asiática, se não for controlada, pode causar perdas superiores a 70% da produção em áreas severamente afetadas. Por isso, é considerada a principal ameaça sanitária à cultura da soja.

Saiba mais

Agrodefesa recolhe sementes e mudas irregulares enviadas pelos Correios

Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – Governo de Goiás

Fonte: Portal Goiás

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Câmara aprova MP que cria programa Agora Tem Especialistas

A Medida Provisória (MP) 1301/25, que cria o Programa Agora Tem Especialistas foi aprovada pela Câmara dos Deputados. Para não perdera validade, o texto...

Mais Radar

Goiás: Banco de Leite do Hemu incentiva doações com apoio dos bombeiros

Mães que amamentam podem doar leite ao Banco de Leite do Hemu. Com apoio dos bombeiros, a coleta é feita em casa, de forma gratuita e segura, garantindo alimento essencial para bebês prematuros e de baixo peso.

Hugol promove dia de serviços de saúde gratuitos à população

O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol),...

Goiás Social, Agehab e Seinfra entregam casas a custo zero em Itarumã

A solenidade será realizada às 13h30, no Residencial Jardim das Palmeiras, com a presença de autoridades estaduais e municipais.

Investidores miram Planaltina de Goiás no projeto ITEC Brasil-China

Investimento de US$ 3 bi para o ITEC Brasil-China pode transformar Planaltina de Goiás em um dos maiores polos industriais do Entorno, gerando empregos, inovação e fortalecendo a economia regional.

Caiado chega a 14,2% das intenções de voto e aparece em terceiro no DF

Ronaldo Caiado sobe para 14,2% no DF na corrida presidencial, segundo Paraná Pesquisas. Gestão em Goiás, com 88% de aprovação, impulsiona sua candidatura, destacando-se em Segurança, Educação e Saúde.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.