O ASSUNTO É

Hemocentro de Goiás faz apelo e alerta para estoques críticos de sangue

Publicado em

O Hemocentro de Goiás emitiu um alerta para a situação crítica dos estoques de sangue no estado, especialmente dos tipos A Negativo, B Negativo, AB Negativo, O Negativo, B Positivo e AB Positivo.

A queda nas doações preocupa a Rede Hemo, responsável pelo abastecimento de mais de 200 unidades de saúde públicas em Goiás.

De acordo com a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novais, o sangue O negativo é o mais preocupante neste momento.

Por ser considerado doador universal, ele é usado em situações de urgência, quando não há tempo hábil para identificar o tipo sanguíneo do paciente.

“Esse tipo é essencial em casos de acidentes graves, cirurgias de emergência e atendimentos críticos. No entanto, é também um dos mais raros na população”, destacou.

Ana Cristina reforça que a doação é um ato simples e salva vidas.

“Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Os tipos negativos são os mais utilizados em emergências. Convidamos quem ainda não doou nos últimos três meses a comparecer. Todo o processo, da triagem à coleta, leva menos de uma hora”, explicou.

Condições básicas para doar sangue

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 com autorização dos responsáveis);

Pesar no mínimo 50 kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores);

Apresentar documento oficial com foto.

Onde doar

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

No interior, as unidades da Rede Hemo estão presentes em Rio Verde, Catalão, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 18h.

As doações podem ser agendadas pelo site agenda.hemocentro.org.br
ou pelo telefone 0800 642 0457. Empresas e instituições interessadas em realizar campanhas também podem solicitar a unidade móvel do Hemocentro, com mínimo de 120 voluntários confirmados. O agendamento é feito pelo e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br
ou pelo telefone (62) 3231-7925.

A Rede Hemo reforça que a regularidade das doações é fundamental para garantir o atendimento seguro e contínuo dos pacientes em todo o estado.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Projeto promove formação gratuita tecnológica no Distrito Federal

Realizada entre fevereiro e julho, a segunda edição do programa Play Curso será oferecida no formato online e ao vivo, permitindo a participação de...

Mais Radar

Goiás investe R$ 20 milhões para ampliar carnaval popular nos municípios

Folia Goiás 2026 promete animar capital e interior com blocos, shows gratuitos e segurança reforçada. Governo investe R$ 20 milhões para fortalecer turismo, economia local e tradição do carnaval goiano.

Caiado entrega novo helicóptero e reforça poder aéreo da PC-GO

Novo helicóptero da Polícia Civil é um Airbus/Helibras AS350 B3, reconhecido internacionalmente pela robustez, segurança e alto desempenho (Foto: Polícia Civil).

Entrega de veículos vira demonstração de força política em Goiás

Vice-governador Daniel Vilela (MDB) e primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lideram encontro histórico com 190 prefeitos goianos na entrega de 246 veículos para assistência social. Demonstração de unidade, articulação e compromisso com os municípios

Goiás Social reforça apoio a municípios de risco antes das chuvas

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento...

Governo de Goiás prorroga inscrições do Aluguel Social em 16 municípios

Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.