A ação faz parte do programa Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), que busca modernizar o transporte público na região com recursos do programa Refrota.
O evento contou com a presença de autoridades como o vice-governador Daniel Vilela, o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, e representantes do setor privado, como o presidente do Grupo HP, Edmundo Pinheiro. Também participaram o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel, e o secretário-geral de Governo, Adriano Rocha Lima.
A meta do projeto é substituir toda a frota atual em até dois anos, totalizando 1.200 veículos novos.
Os novos veículos estão equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de segurança, vidros fumês e sistema de reconhecimento facial integrado à segurança pública. Daniel Vile destacou a relevância da iniciativa para a melhoria da mobilidade urbana.
“Estamos implementando uma transformação verdadeira no transporte coletivo, com qualidade elaborada às melhores referências internacionais. Também queremos levar esse modelo para o Entorno de Brasília”, afirmou.
O ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, enfatizou a importância da parceria entre os setores público e privado. Segundo ele, a iniciativa em Goiás faz parte de um projeto nacional que prevê 5 mil novos ônibus, sendo metade elétricos e metade padrão Euro 6, mais sustentáveis e menos poluentes.
Adriano Rocha Lima, secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa da RMTC, reforça o compromisso ambiental da nova frota.
“Além dos ônibus elétricos, teremos veículos movidos a biometano e outros com tecnologia Euro 6, proporcionando a emissão de fontes e gerando créditos de carbono. Essas ações, aliadas à reforma de estações e modernização de pontos de embarque, garantem um transporte mais sustentável e digno para a população”, explicou.