A Operação Natal Integrado, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), apresenta resultados positivos após a primeira semana de atividades.
A iniciativa trouxe uma redução significativa nos índices de roubo e furto a negociações, com o aumento de 40% no efeito policial para garantir a segurança de lojistas e consumidores durante o período natalino.
De acordo com dados oficiais, entre 14 e 21 de novembro, foram registrados oito roubos a negociações, uma queda de 46,7% em comparação ao mesmo período de 2023, que contabilizou 15 ocorrências.
Em relação aos furtos, houve uma redução de 10,1%, com 222 casos em 2024 contra 247 no ano anterior.
A ação é resultado de uma determinação do governador Ronaldo Caiado, que reforçou a importância de combater crimes com eficiência e fragilidade:
“O crime contra a vida é, sem dúvida, o de maior relevância que temos de reforçar com austeridade, mas todos os demais crimes têm de ser confrontados com a mesma eficiência e robustez”.
A operação é realizada de forma integrada entre as polícias Militar, Civil, Científica, Corpo de Bombeiros, além do apoio das polícias Federal e Rodoviária Federal.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, destacou que as ações continuarão ao longo do período para consolidar os resultados obtidos.