O ASSUNTO É

Estudantes de GO criam satélites para monitorar lavouras e incêndios

Publicado em

Alunos do colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) Campinas, localizado na capital goiana foram aprovados para a próxima etapa da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites.

Eles terão os trabalhos lançados no espaço pela primeira vez, no dia 17 de setembro, durante a etapa regional da competição, em Goiás. Os adolescentes são do ensino fundamental e médio, e estão divididos em cinco equipes.

Os minissatélites podem monitorar incêndios urbanos, queimadas florestais, evolução de lavouras de soja, ameaças à integridade de terras indígenas e quilombolas, e também de gerar internet para povoados distantes.

O projeto conta com o auxílio do professor Leandro Hall e tem apoio de programadores e de engenheiros mecatrônicos.

Os testes finais são feitos na sala de robótica do Sesi Campinas e tem acompanhamento de amigos e especialistas. Balões meteorológicos ou estratroféricos vão levar os equipamentos a uma altura de até 22 km.

A equipe goiana ficou entre as primeiras colocadas, dentre as 352 inscrições de todo o país. Agora, aguardam a próxima etapa.

A final nacional acontece em novembro, e os vencedores participarão de um novo lançamento orbital. Os equipamentos podem ser levados a uma altura de até 35 km.

A olímpiada foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) também são parceiros do projeto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Custo da CNH pode cair até 80% com projeto em estudo nos Transportes

O custo de uma carteira nacional de habilitação (CNH), poderá ser reduzido em até 80% para as categorias A e B. Atualmente o valor...

Mais Radar

Goiás: Parcela de julho do IPVA vence dia 15 para todas as placas

A parcela de julho do Imposto sobre a Propriedade de Veículos...

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Até o dia 24 de setembro, estão proibidos o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja, inclusive as tigueras – aquelas que germinam espontaneamente após a colheita.

Goiás: Centro de Apoio ao Romeiro será inaugurado no dia 26 de junho

Com 4,2 mil metros quadrados, o espaço do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe os últimos preparativos para sua inauguração no próximo dia 26, às 15 horas.

Goiás: Unidades de saúde têm funcionamento alterado no feriado

As unidades de saúde estaduais terão o funcionamento alterado devido ao...

Caiado sanciona lei de promoções na PM e Bombeiros de Goiás

O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta quinta-feira (12/06), a lei que...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.