O ASSUNTO É

Estudantes de GO criam satélites para monitorar lavouras e incêndios

Publicado em

Alunos do colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) Campinas, localizado na capital goiana foram aprovados para a próxima etapa da 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites.

Eles terão os trabalhos lançados no espaço pela primeira vez, no dia 17 de setembro, durante a etapa regional da competição, em Goiás. Os adolescentes são do ensino fundamental e médio, e estão divididos em cinco equipes.

Os minissatélites podem monitorar incêndios urbanos, queimadas florestais, evolução de lavouras de soja, ameaças à integridade de terras indígenas e quilombolas, e também de gerar internet para povoados distantes.

O projeto conta com o auxílio do professor Leandro Hall e tem apoio de programadores e de engenheiros mecatrônicos.

Os testes finais são feitos na sala de robótica do Sesi Campinas e tem acompanhamento de amigos e especialistas. Balões meteorológicos ou estratroféricos vão levar os equipamentos a uma altura de até 22 km.

A equipe goiana ficou entre as primeiras colocadas, dentre as 352 inscrições de todo o país. Agora, aguardam a próxima etapa.

A final nacional acontece em novembro, e os vencedores participarão de um novo lançamento orbital. Os equipamentos podem ser levados a uma altura de até 35 km.

A olímpiada foi criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e é organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP) também são parceiros do projeto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Governo sanciona com vetos lei que prevê regras mais rígidas para devedor

Foi sancionada a lei que institui o Código de Defesa do Contribuinte, beneficia bons pagadores e torna mais rígidas as regras contra devedores contumazes. A...

Mais Radar

Caiado entrega novo helicóptero e reforça poder aéreo da PC-GO

Novo helicóptero da Polícia Civil é um Airbus/Helibras AS350 B3, reconhecido internacionalmente pela robustez, segurança e alto desempenho (Foto: Polícia Civil).

Entrega de veículos vira demonstração de força política em Goiás

Vice-governador Daniel Vilela (MDB) e primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lideram encontro histórico com 190 prefeitos goianos na entrega de 246 veículos para assistência social. Demonstração de unidade, articulação e compromisso com os municípios

Goiás Social reforça apoio a municípios de risco antes das chuvas

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento...

Governo de Goiás prorroga inscrições do Aluguel Social em 16 municípios

Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto...

Deputado detona Perillo e diz que Daniel Vilela é a escolha segura em 2026

PC Martins endurece o discurso, chama Marconi Perillo de falso moralista e reforça que jamais o apoiará. O deputado declara confiança total em Daniel Vilela, apontando maturidade, preparo e força política para comandar Goiás em 2026.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.