A Escola do Futuro de Goiás, em Mineiros, está revolucionando o acesso a próteses e órteses por meio da impressão 3D.
Em parceria com as Faculdades de Medicina e Medicina Veterinária do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), o projeto, liderado pelos professores Karine Lopes e Wilker Batista, desenvolve dispositivos de alta qualidade e baixo custo para pessoas e animais.
Integrado à disciplina de Projeto Integrador, os alunos são desafiados a criar soluções inovadoras que atendam às necessidades reais do mercado, unindo tecnologia e impacto social.
O iniciativa conta com a colaboração de estudantes do curso de Web Design e Cibersegurança, especificamente da disciplina de Desenvolvedor Back-End, que otimizam o uso das impressoras 3D.
Nos laboratórios da escola, os alunos realizam atendimentos, identificam pacientes que precisam dos equipamentos e definem especificações para a produção de peças personalizadas.
Assim, o projeto não só capacita os estudantes com habilidades práticas, mas também transforma vidas ao oferecer soluções acessíveis e sob medida, destacando o potencial da educação profissionalizante aliada à tecnologia.
- Goiânia,
- Aparecida de Goiânia,
- Mineiros,
- Santo Antônio do Descoberto
- e Valparaíso.
Desde 2021, são geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação (Cett/UFG).