O ASSUNTO É

Economia unifica e amplia prazo para pagamento do ICMS

Publicado em

A partir de 2025, os contribuintes terão mais prazo para pagar o ICMS em Goiás. A data de vencimento do imposto foi alterada do dia 10 para o dia 20 do mês seguinte ao de apuração.

A alteração no calendário adia o prazo de pagamento em dez dias. O objetivo é oferecer mais fôlego para o fluxo de caixa das empresas e simplificar o cumprimento das obrigações tributárias.

“Essa mudança unifica as datas de pagamento, eliminando distorções históricas que penalizavam setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação”, destaca o secretário Sérvulo Nogueira.

Além do prazo maior para os contribuintes organizarem suas finanças, a unificação do calendário melhora o planejamento financeiro tanto para as empresas quanto para o Estado.

Com a concentração da arrecadação no mesmo dia, o governo terá mais previsibilidade na gestão do principal tributo estadual. O ICMS é responsável pela maior parte da receita pública do Estado.

Histórico de alterações

A data original para o pagamento do ICMS em Goiás sempre foi o dia 10 do mês seguinte ao período de apuração. No entanto, em 2016, diante de dificuldades financeiras e necessidade de ajustar o fluxo de caixa estadual, a gestão à época antecipou o calendário para o dia 5.

Essa alteração, que deveria ser temporária, permaneceu em vigor por vários anos. Em 2022, com as contas ajustadas e o fluxo financeiro equilibrado, o pagamento retornou ao dia 10.

Além disso, setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação enfrentaram medidas ainda mais rigorosas. Parte do imposto era cobrada de forma antecipada, dentro do próprio mês de apuração, antes mesmo do fechamento do período.

“Essa prática será completamente eliminada com a nova regra, padronizando o prazo de pagamento para todos os contribuintes”, pontua Sérvulo Nogueira.

Simplificação

A mudança no calendário do ICMS acompanha a lógica aplicada recentemente ao IPVA, que teve seu vencimento unificado para o dia 15, facilitando a pontualidade no pagamento do tributo.

Essa alteração é um marco para o ambiente de negócios, representando o avanço do Estado na simplificação tributária, na modernização da gestão pública e no fortalecimento da relação com os contribuintes.

Fonte: Portal Goiás

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta (17)

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17). De acordo com o cronograma oficial, o resultado da chamada regular...

Mais Radar

Goiás tem novas regras para partilha e pagamento do ICMS e IPVA

As mudanças entram em vigor a partir de janeiro de 2025, com duração de 12 meses, e já foram oficializadas e publicadas no Diário Oficial do Estado de Goiás.

Goiás: Inscrições abertas para o ProBem 2025 com 4 mil bolsas

Edital para quatro mil novos beneficiários do ProBem já está disponível no site da OVG: inscrições devem ser realizadas até 24 de janeiro (Fotos: Diego Canedo)

Habitação: Inscrições abertas para 530 casas a custo zero em Goiás

Programa Goiás Social oferece 530 casas a custo zero em 15 municípios. Inscrições abertas até janeiro e fevereiro de 2025. Veja os critérios para participar e garanta sua chance de conquistar uma moradia.

Governo de Goiás nomeia 2,5 mil servidores para reforçar serviços

Medida do governador Ronaldo Caiado fortaleceu serviços públicos em 2024 com a nomeação de 2.535 servidores concursados. Educação, segurança e saúde foram prioridades, com reforço para polícias, bombeiros, UEG e demais áreas estratégicas.

Goiás celebra avanço nas coberturas vacinais em 2024

O aumento nas coberturas vacinais em 2024, foi impulsionado por políticas públicas como o Certificado de Vacinação Escolar e o Imuniza Goiás. A Secretaria de Saúde  projeta novas metas para 2025, com foco no combate a doenças preveníveis.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação