O ASSUNTO É

Economia unifica e amplia prazo para pagamento do ICMS

Publicado em

A partir de 2025, os contribuintes terão mais prazo para pagar o ICMS em Goiás. A data de vencimento do imposto foi alterada do dia 10 para o dia 20 do mês seguinte ao de apuração.

A alteração no calendário adia o prazo de pagamento em dez dias. O objetivo é oferecer mais fôlego para o fluxo de caixa das empresas e simplificar o cumprimento das obrigações tributárias.

“Essa mudança unifica as datas de pagamento, eliminando distorções históricas que penalizavam setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação”, destaca o secretário Sérvulo Nogueira.

Além do prazo maior para os contribuintes organizarem suas finanças, a unificação do calendário melhora o planejamento financeiro tanto para as empresas quanto para o Estado.

Com a concentração da arrecadação no mesmo dia, o governo terá mais previsibilidade na gestão do principal tributo estadual. O ICMS é responsável pela maior parte da receita pública do Estado.

Histórico de alterações

A data original para o pagamento do ICMS em Goiás sempre foi o dia 10 do mês seguinte ao período de apuração. No entanto, em 2016, diante de dificuldades financeiras e necessidade de ajustar o fluxo de caixa estadual, a gestão à época antecipou o calendário para o dia 5.

Essa alteração, que deveria ser temporária, permaneceu em vigor por vários anos. Em 2022, com as contas ajustadas e o fluxo financeiro equilibrado, o pagamento retornou ao dia 10.

Além disso, setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação enfrentaram medidas ainda mais rigorosas. Parte do imposto era cobrada de forma antecipada, dentro do próprio mês de apuração, antes mesmo do fechamento do período.

“Essa prática será completamente eliminada com a nova regra, padronizando o prazo de pagamento para todos os contribuintes”, pontua Sérvulo Nogueira.

Simplificação

A mudança no calendário do ICMS acompanha a lógica aplicada recentemente ao IPVA, que teve seu vencimento unificado para o dia 15, facilitando a pontualidade no pagamento do tributo.

Essa alteração é um marco para o ambiente de negócios, representando o avanço do Estado na simplificação tributária, na modernização da gestão pública e no fortalecimento da relação com os contribuintes.

Fonte: Portal Goiás

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Arruda torce pelo “ainda estou aqui” e sonha com volta à política

Arruda torce para ser beneficiado pela reforma eleitoral em debate no Senado.  Se algo der errado, ele pode se aposentar da política, amargando a inelegibilidade.

Mais Radar

Goiás: Atendimentos do Ipasgo Clínicas Saúde Mental são transferidos

Novo espaço conta com 12 consultórios, nos quais serão realizados atendimentos em psiquiatria e psicologia. Nova estrutura foi planejada para oferecer mais conforto, acolhimento e praticidade, tanto para pacientes quanto para colaboradores.

Governo de Goiás certifica 31 UTIs por alta conformidade em segurança

Governo de Ronaldo Caiado certifica 31 UTIs com Alta Conformidade na Avaliação Nacional de Segurança do Paciente da Anvisa em 2024, superando metas com 88% de adesão. Participação de hospitais estaduais será obrigatória a partir de 2025, visando mais qualidade.

Goiás é destaque em exames genéticos para prevenção ao câncer de mama

A data de 28 de maio marca o Dia Internacional de...

Programa Goiás Social entrega benefícios em 20 municípios

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds) o Goiás Social...

Corpo de Bombeiros recebe R$ 16 milhões em viaturas e equipamentos

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta segunda-feira...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.