O ASSUNTO É

Economia unifica e amplia prazo para pagamento do ICMS

Publicado em

A partir de 2025, os contribuintes terão mais prazo para pagar o ICMS em Goiás. A data de vencimento do imposto foi alterada do dia 10 para o dia 20 do mês seguinte ao de apuração.

A alteração no calendário adia o prazo de pagamento em dez dias. O objetivo é oferecer mais fôlego para o fluxo de caixa das empresas e simplificar o cumprimento das obrigações tributárias.

“Essa mudança unifica as datas de pagamento, eliminando distorções históricas que penalizavam setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação”, destaca o secretário Sérvulo Nogueira.

Além do prazo maior para os contribuintes organizarem suas finanças, a unificação do calendário melhora o planejamento financeiro tanto para as empresas quanto para o Estado.

Com a concentração da arrecadação no mesmo dia, o governo terá mais previsibilidade na gestão do principal tributo estadual. O ICMS é responsável pela maior parte da receita pública do Estado.

Histórico de alterações

A data original para o pagamento do ICMS em Goiás sempre foi o dia 10 do mês seguinte ao período de apuração. No entanto, em 2016, diante de dificuldades financeiras e necessidade de ajustar o fluxo de caixa estadual, a gestão à época antecipou o calendário para o dia 5.

Essa alteração, que deveria ser temporária, permaneceu em vigor por vários anos. Em 2022, com as contas ajustadas e o fluxo financeiro equilibrado, o pagamento retornou ao dia 10.

Além disso, setores como combustíveis, energia elétrica e comunicação enfrentaram medidas ainda mais rigorosas. Parte do imposto era cobrada de forma antecipada, dentro do próprio mês de apuração, antes mesmo do fechamento do período.

“Essa prática será completamente eliminada com a nova regra, padronizando o prazo de pagamento para todos os contribuintes”, pontua Sérvulo Nogueira.

Simplificação

A mudança no calendário do ICMS acompanha a lógica aplicada recentemente ao IPVA, que teve seu vencimento unificado para o dia 15, facilitando a pontualidade no pagamento do tributo.

Essa alteração é um marco para o ambiente de negócios, representando o avanço do Estado na simplificação tributária, na modernização da gestão pública e no fortalecimento da relação com os contribuintes.

Fonte: Portal Goiás

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Réu é condenado por espancar criança e tentar matar o tio; pegou 26 anos

Os crimes ocorreram em 10 de setembro de 2024, em uma chácara em Sobradinho, tendo como vítimas o primo de 7 anos e o tio do réu.

Mais Radar

Caiado entrega novo helicóptero e reforça poder aéreo da PC-GO

Novo helicóptero da Polícia Civil é um Airbus/Helibras AS350 B3, reconhecido internacionalmente pela robustez, segurança e alto desempenho (Foto: Polícia Civil).

Entrega de veículos vira demonstração de força política em Goiás

Vice-governador Daniel Vilela (MDB) e primeira-dama Gracinha Caiado (União Brasil) lideram encontro histórico com 190 prefeitos goianos na entrega de 246 veículos para assistência social. Demonstração de unidade, articulação e compromisso com os municípios

Goiás Social reforça apoio a municípios de risco antes das chuvas

 O Goiás Social, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento...

Governo de Goiás prorroga inscrições do Aluguel Social em 16 municípios

Vagas permanecem abertas até 29 de dezembro para Alexânia, Aloândia, Alto...

Deputado detona Perillo e diz que Daniel Vilela é a escolha segura em 2026

PC Martins endurece o discurso, chama Marconi Perillo de falso moralista e reforça que jamais o apoiará. O deputado declara confiança total em Daniel Vilela, apontando maturidade, preparo e força política para comandar Goiás em 2026.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.