A convite do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o governador Ronaldo Caiado participará do lançamento do Programa Casa Verde e Amarela, do governo federal, nesta terça-feira (25/08), 11h, em Brasília.
LEIA MAIS
FICOU MAIS FÁCIL! Polícia Federal reduz burocracia para porte de armas
A solenidade será realizada no Palácio do Planalto e contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o novo programa atuará com regularização, melhoria habitacional e ampliação do acesso ao crédito imobiliário no País.
O Casa Verde Amarela é o programa que vai substituir o Minha Casa Minha Vida, criado em 2009.
O novo programa habitacional do Governo terá fundos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e incluirá cerca de 1 milhão de famílias nos financiamentos.
Programa Casa Verde e Amarela
De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), o novo programa habitacional faz parte do Pró-Brasil, articulado por Paulo Guedes, e contará com redução de meio ponto percentual da remuneração do FGTS.
Sobre isso, o Ministro do MDR, Rogério Marinho afirmou que “estamos utilizando a própria gestão do fundo de garantias para diminuir a remuneração do fundo, porque nesse momento o fundo está pagando 5% [ao ano] contra uma taxa Selic de 2%. Não estamos reduzindo nada substancialmente, vai ser meio por cento, mais ou menos”.
O programa habitacional é, principalmente, para as regiões Norte e Nordeste. Dessa forma, as demais regiões do Brasil também terão acesso, mas com condições diferentes.
Além disso, melhorias habitacionais e regularizações fundiárias estão previstas no novo programa.