O ASSUNTO É

Bombeiros Militares de Goiás reforçam resposta a desastres naturais

Publicado em

O estado de Goiás marcou presença nesta quinta-feira (13/02) no lançamento do Projeto Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situação de Desastres (Respad), promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O evento aconteceu no Auditório Tancredo Neves, em Brasília (DF), com a participação de autoridades e especialistas em segurança pública.

O Respad foi criado para melhorar a resposta a desastres extremos ambientais e eventos em todo o país, promovendo uma ação coordenada entre os Corpos de Bombeiros Militares e outras forças operacionais.

O projeto estabelece uma força-tarefa nacional composta por bombeiros de diferentes estados, previamente treinada e preparada para atuar de maneira padronizada e eficiente.

Um dos diferenciais do programa é o funcionamento ágil das equipes por meio de notificações móveis, permitindo que os bombeiros sejam mobilizados rapidamente para locais de emergência sem custos fixos para o governo federal.

O modelo segue exemplos internacionais de sucesso, como a adoção nos Estados Unidos, e otimiza a utilização de recursos de forma estratégica.

A iniciativa surgiu após as enchentes no Rio Grande do Sul, que evidenciou a necessidade de uma resposta coordenada e eficaz em situações de grande impacto.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom), coronel Washington Luiz Vaz Júnior, o Respad representa um avanço significativo na capacidade do Brasil de enfrentar desastres naturais e proteger a população.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Distrito Federal inicia vazio sanitário da soja nesta terça (1º)

Conforme determinação da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), a partir desta terça-feira (1º), entra em vigor o vazio sanitário da soja no Distrito Federal. A...

Mais Radar

Vazio sanitário da soja começa no dia 27 de junho em Goiás

Até o dia 24 de setembro, estão proibidos o cultivo e a manutenção de plantas vivas de soja, inclusive as tigueras – aquelas que germinam espontaneamente após a colheita.

Goiás: Centro de Apoio ao Romeiro será inaugurado no dia 26 de junho

Com 4,2 mil metros quadrados, o espaço do Goiás Social e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) recebe os últimos preparativos para sua inauguração no próximo dia 26, às 15 horas.

Goiás: Unidades de saúde têm funcionamento alterado no feriado

As unidades de saúde estaduais terão o funcionamento alterado devido ao...

Caiado sanciona lei de promoções na PM e Bombeiros de Goiás

O governador Ronaldo Caiado sancionou, nesta quinta-feira (12/06), a lei que...

Goiás: Atendimentos do Ipasgo Clínicas Saúde Mental são transferidos

Novo espaço conta com 12 consultórios, nos quais serão realizados atendimentos em psiquiatria e psicologia. Nova estrutura foi planejada para oferecer mais conforto, acolhimento e praticidade, tanto para pacientes quanto para colaboradores.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.