“TERRACAP NÃO TEM O CONDÃO PARA DESOBEDECER A LEI”, DIZ MÁRIO GILBERTO

Publicado em

O advogado Mário Gilberto, especialista em direito fundiário, fez um alerta aos moradores de condomínios, que estão incluídos no programa de venda direta de lotes pela Terracap, que tomem cautela no momento da adesão para não serem prejudicados. Ele disse que a imobiliária do governo está usando uma “salada de leis” quando deveria submeter a venda direta ao pé da lei federal 9.262

“Se o governo Rollemberg quiser realmente promover a regularização dos condomínios e faturar milhões de reais com a venda direta, basta aplicar a lei federal 9.262 e não ficar tentando inventar a roda com uma salada de leis que deixa os moradores de condomínios desconfiados com a transação”, disse o advogado Mário Gilberto Oliveira.

Ele criticou o fato de o presidente da Terracap, Júlio César Reis, desconsiderar a lei federal, declarada como constitucional pelo STF, para impor ao processo de venda direta a lei distrital 4.996/2012 que não reconhece as benfeitorias realizadas pelos moradores de condomínios.

“Além do mais, a Terracap resolveu inovar: pegou a lei distrital de Agnelo, a lei federal 9.262; a lei das licitações e um pedaço da MP 759 e fez uma grande mistura o que está levando os moradores de condomínios a pedir tempo para analisar direito antes de ingerir uma salada que pode ser indigesta”, disse.

Mário Gilberto, no entanto afirmou se a proposta da Terracap for para assegurar o direito de preferência dos moradores não haverá problema. “Agora se alguém sair prejudicado em razão da Terracap insistir desobedecer à lei 9. 262, as portas dos tribunais estão abertas e o resultado será o direito de preferência”, apontou o advoga

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»