SOS-DF retira 300 toneladas de entulho e lixo do Jardim Botânico em um só dia

Publicado em

Cerca de 300 toneladas de entulhos e lixo acumulados  foram retiradas nesta segunda-feira (14/01), de vários pontos da cidade do Jardim Botânico, segundo informou o Administrador Regional João Carlos Lóssio. O trabalho de limpeza na região, faz parte do programa SOS-DF que tem várias frentes de trabalho em uma operação conjunta que envolve vários órgãos do governo do Distrito Federal

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Pintura de meios-fios, roçagem do mato grande nos canteiros e rotatórias, bem como operação tapa-buraco para recuperar pavimentos asfálticos, marcaram nesta segunda-feira a presença de um dos mais importantes programas do governo Ibaneis, denominado SOS-DF, no Jardim Botânico.

O programa capitaneado pelas administrações regionais, com o apoio do SLU e Novacap,  foi criado pelo governador Ibaneis Rocha  especificamente para cuidar das cidades do Distrito Federal e  marcar presença do Estado junto à população.

Entre as áreas mais afetadas pelo lixo e pelos descartes ilegais de entulhos estão  as regiões do Altiplano Leste, Setor Habitacional São Bartolomeu e o  Setor Habitacional Tororó.

No Altiplano Leste foram feitas a roçagem de mato nas laterais da pista. No fim do asfalto foi retirado entulho e sujeiras, bem como a recuperação do pavimento asfáltico próximo ao condomínio Mini Chácaras.

Pintura de meio-fio e roçagem ocorreram no São Bartolomeu. A estrada de acesso aos condomínios Quintas da Alvorada e Solar da Serra o mato foi roçado nos dois lados da estrada.

Recuperação do pavimento e pintura de meios-fios ocorreram também no retorno de acesso ao Ville de Montagne. A QI 29, até terceira ponte, além da  DF/001, até limite do Estância Quintas da Alvorada também receberam a atenção do SOS/DF.

A área comercial do Jardim Botânico e rotatórias, bem como os principais acessos aos condomínios como a Estrada do Sol,  ganharam uma cara nova. Os  trabalhos irão continuar nesta terça-feira. A operação voltará ao Tororó e ao Barreiro para a retirada de entulhos.

[foogallery id=”23992″]

O administrador João Carlos Lóssio disse ao Radar que o poder público já deu o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida dos 70 mil moradores da região, principalmente nesta época do ano em que as epidemias,  como a dengue,  se proliferam com o acúmulo de água parada e  de lixo descartado ilegalmente.

“Não basta apenas o esforço do governo. É preciso que a sociedade se conscientize que manter a cidade limpa deve ser  um esforço coletivo de quem nela mora. Conclamo uma participação mais efetiva da população do Jardim Botânico para que juntos possamos combater o descarte do lixo e entulho ilegal”, apelou  João Carlos Lóssio.

Apesar do  SOS –DF ser um programa amplo para todo o DF,  no entanto o administrador resolveu  criar, a partir desta  segunda-feira,  o “SOS/ Jardim Botânico” . A ideia consiste na interação mais efetiva entre a Administração Regional e a comunidade.

Ele disponibilizou o seu whatsapp pessoal ( 991417091) para que qualquer cidadão possa encaminhar fotos de flagrante de descastes ilegais de lixo e entulho em áreas consideradas proibidas por causar danos ao meio ambiente.

Como delegado de polícia aposentado o administrador avisa que o descarte ilegal dá cadeia e multa ao infrator.

“Vou trabalhar intensamente pelo Jardim Botânico, cidade onde vivo e moro com a minha família para  melhorar ainda mais a  qualidade de vida da nossa população. Mas esse  trabalho só terá êxito se a comunidade me ajudar a administrá-la”, disse.

Lóssio afirmou que vai criar nos próximos dias um “Conselho Popular de Administradores” constituído  por lideranças representativas de cada setor habitacional do JB.

“A ideia é reforçar ainda mais a cultura popular, que já existe entre os moradores de condomínios,  de que  o  dever de cuidar da cidade não é apenas do Estado, mas de toda a população”, destacou ele ao Radar.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

GDF lança regras para transporte gratuito de insumos rurais

A iniciativa promete reduzir despesas dos agricultores, ampliando a competitividade e apoiando programas como o Produzir, instituído pela lei nº 5.288/2013.

Mais Radar

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

TJDF impõe derrota histórica à USPA em disputa fundiária em Sobradinho

TJDFT registra o direito de usucapião dos moradores do Condomínio Vivendas Alvorada, em Sobradinho II, e impõe derrota histórica à UPSA. Decisão reforça a segurança jurídica dos ocupantes e segue entendimento pacificado pelo STJ sobre núcleos urbanos informais.

Celina Leão entrega escritura de uso definitivo da Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão recebeu das mãos da vice-governadora a escritura pública de concessão de uso do GDF. O espaço, com 5.880 m², será um ponto de cultura, lazer e acolhimento, reforçando seu papel na integração social e comunitária no DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.