SENADO FAZ AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA COBRAR REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NO DF

Publicado em

A iniciativa é do senador Helio Jose (Pros-DF), que tem o objetivo de cobrar a regularização fundiária no Distrito Federal e a aplicação da lei federal 13.465/2017, aprovado, este ano, pelo Congresso Nacional e sancionada pela Presidência da República

A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal realiza na quinta-feira, 14 de dezembro, às 14 horas, audiência pública “Regularização Fundiária e o fim das Derrubadas”, no auditório Petrônio Portella.

Sob presidência do senador Hélio José (PROS-DF) o objetivo da audiência pública é tratar da aplicabilidade da Lei 13.465, no âmbito do DF. A regulamentação da lei e as derrubadas promovidas pela gestão do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), também são temas a serem tratados no evento.

Para o senador Hélio José, mesmo com a sanção da Lei 13.465, a cerca de seis meses, o GDF parece ignorar a aplicação da lei. Outro problema questionado pelo parlamentar é a demora na regulamentação da legislação específica da regularização fundiária, no DF.

“No DF, temos aproximadamente um milhão e meio de pessoas que aguardam a regularização fundiária. São pessoas que tiveram as casas derrubadas, ou estão sob ameaça por parte da AGEFIS”, justifica o senador.

Para o parlamentar, os moradores dos condomínios e das chamadas novas cidades e das áreas rurais continuam sendo ameaçadas pelas derrubadas impendidas pela Agefis sem que a lei seja aplicada para a regularização0 de seus imóveis.

“A impressão que se tem é que não há envolvimento por parte do governo para resolver o problema.”, disse Hélio José.

Nesse contexto, órgãos a exemplo da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Distrito Federal (INCRA-DF) e a da Superintendência de Patrimônio da União do Distrito Federal (SPU-DF) devem ser cobrados em relação às ações a efetividade na implementação da regularização fundiária, no âmbito do DF.

Hélio José lembrou ainda que mesmo após a sanção da lei 13.465, a Agência de Fiscalização de Brasília (AGEFIS) continua a promover derrubadas de casas e também de igrejas, em desocupações consideradas irregulares.

“As derrubadas continuam a acontecer e agora o governo Rollemberg, além de tirar o lar das pessoas, também está tirando o direito de as pessoas manifestarem sua fé, com a derrubada de igrejas. Então queremos ouvir, novamente, os vários órgãos que tratam da regulamentação fundiária para saber por que tanta demora”, disse Hélio José.

Ele afirmou ainda que é de fundamental importância dos moradores de condomínios, das áreas de interesses sociais e rurais, marcarem presença na Audiência Pública desta quinta-feira, às 14 horas, no auditório Petrônio Portela do Senado Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»