PRESENTE DE NATAL: Temer publica MP sobre regularização fundiária que quebra Rollemberg e que vai beneficiar mais de 600 mil famílias no DF

Publicado em

temerMedida Provisória nº 759 do Poder Executivo Federal acaba de ser publicada nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União, vai acabar com a farra das derrubadas de condomínios consolidados. No DF, cerca de 600 mil famílias moram em parcelamentos que há mais de 25 anos esperam pela regularização

barra-radar

letra-aMP 759 publicada pelo presidente da Republica Michel temer, abre prazo de cinco dias uteis, a partir desta sexta-feira para apresentação de emendas pelo Congresso Nacional. Como o legislativo encontra-se em recesso de final de ano esse prazo é esticado até fevereiro com a retomada dos trabalhos legislativo.

É de grande importância à mobilização das lideranças comunitárias, que lutam pela regularização fundiárias dos condomínios do DF, se voltarem juntos aos deputados federais, principalmente aos que representam a bancada do DF.

barrinhaNão haverá reversão como é a prática usada por cada governador de plantão do Palácio do Buriti. Segundo alguns analistas, da área do direito fundiário, consultados por Radar, a MP já tem a sua vigência como lei a partir de hoje e trás pontos positivos que favorecem a regularização dos condomínios horizontais. Neles, moram cerca de 600 mil famílias que lutam pela segurança jurídica de suas moradias mais de 25 anos.

No caso dos condomínios, o governo fica impedido de promover demolições a toque de caixa como vem sendo feito pelo governador Rodrigo Rollemberg desde o início de seu governo. No caso das obras do Lago Sul, a MP de Temer pode dar muita dor de cabeça ao projeto Orla Livre.

O projeto do governo, a guisa de contemplar 30 metros da orla, destruiu casas e jardins de moradores, no entanto, não adotou o mesmo princípio da coerência ao construir um calçadão a menos de 5 metros da beira-lago. VEJA AQUI O TEOR DA MEDIDA PROVISÓRIA

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»