O Natal na pequena comunidade 26 de Setembro não será dos melhores neste final de ano de 2016. As derrubadas de casas na comunidade acontecem desde o inicio da semana, embora o governo tenha feito um acordo com uma comissão de deputados distritais que não faria nenhuma operação de derrubadas enquanto não houvesse uma proposta clara do GDF sobre de que forma iria recolocar as famílias que irão ter suas casas destruídas.
ransmitam ao povo da 26 de Setembro que não haverá derrubadas de casas na comunidade até o dia de Natal”, se antecipou a dizer o entusiasmado deputado Juareizão (PSB), presidente da Câmara Legislativa, ao transmitir a boa nova a um grupo de lideranças comunitárias de Vicente Pires que se concentrava na ante sala da presidência do legislativo na tarde de 22 do mês passado.
A garantia foi dada pela própria presidente da Agefis Bruna Pinheiro que esteve reunida com um grupo de distritais. Além de Juareizão, participaram da reunião fechada na presidência da CLDF, a deputada Celina Leão, Lira, Agaciel Maia e Wasny De Roure. Nesta segunda-feira (19) o acordo foi quebrado. As operações vão ocorrer até o dia 31 de dezembro. As famílias estão desesperadas sem ter para quem recorrer.
A própria Agefis não sabe exatamente quais construções foram levantadas dentro do marco temporal de julho de 2014 até então.
A deputada Celina Leão chegou a enviar uma cartinha aos moradores da comunidade informando sobre o acordo com a Agefis. Veja a baixo: