Moradores de baixa renda do DF terão lotes regularizados

Publicado em

O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), aprovou nesta terça-feira (8), o Projeto de Lei Complementar (PLC) n° 77/2021 que trata sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb).

O texto que segurá para a sanção do governador Ibaneis Rocha vai garantir à população de baixa renda o direito à moradia com segurança jurídica e infraestrutura necessárias.

LEIA MAIS|

O projeto aprovado por 22 dos 24 deputados distritais é de autoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh).

A proposta  simplifica procedimentos relativos ao licenciamento dos projetos de regularização; atualiza a estratégia de regularização fundiária urbana prevista no Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF (Pdot) de 2009.

Regulamenta ainda a  Lei Federal nº 13.465/2017, que trata do assunto, adaptando os instrumentos à legislação do DF.

A medida também vai criar oito novas Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris) nas regiões administrativas de Sobradinho, Planaltina, Sol Nascente/Pôr do Sol e São Sebastião.

Cerca de 50 mil moradores serão beneficiados com a nova lei.

Confira a lista das novas Aris:

ARIS Dorothy Stang;
ARIS Miguel Lobato
ARIS Capão Comprido;
ARIS Morro da Cruz II;
ARIS Favelinha da Horta Comunitária I;
ARIS Condomínio Bica do DER;
ARIS Vila do Boa;
ARIS Nova Gênesis.

O  secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira comemorou a aprovação do texto que irá garantir a segurança jurídica para que mora nas oito  Áreas de Regularização de Interesse Social [Aris].

“É uma demonstração clara de que o governo e os deputados estão atentos à necessidade urgente de dar melhores condições de vida à população que mais necessita, especialmente nesse momento de pandemia”, afirmou o chefe da Sedhur.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Um conselho? É preciso concertar (Reflexões sobre o CNJ)

"É preciso concertar para não precisarmos consertar um erro histórico de enfraquecer o Judiciário, ajudando a minar a democracia."

Mais Radar

Moradores de condomínios podem perder benefícios da venda direta

A publicação de um edital de convocação visa à regularização por venda direta de lotes na região do Jardim Botânico, com risco de perda de benefícios para quem não aderir ao processo.

Codhab-DF convoca moradores para regularização de imóveis

Esta ação marca o início do processo de habilitação dentro do programa Regulariza DF, abrindo caminho para a legalização de centenas de moradias em São Sebastião.

Finalmente, Ville de Montagne é regularizado após 17 anos de espera

A decisão vai beneficiar uma população estimada em 1.747 pessoas que aguardavam há quase duas décadas por essa regularização.

TJDFT nega pedido de desocupações no Setor Noroeste de Brasília

Uma invasão gigante se proliferou em uma das áreas mais nobres do Distrito Federal, cujo m² na região administrativa custa aproximadamente R$ 18,6 mil. O GDF pediu a remoção das famílias para outra área, mas não teve exito.

Justiça do DF condena condomínio por impedir entrada de ex-moradora

O Condomínio Parque do Riacho 04 deverá indenizar a ex-moradora pelos danos morais sofridos, referentes à proibição injustificada de sua entrada no residencial enquanto retirava seus bens do imóvel.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»