Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Publicado em

O Projeto de Lei Complementar, de autoria do Poder Executivo, regulamenta a implantação de loteamentos com acesso controlado no Distrito Federal.

A nova legislação foi encaminhada ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) para em seguida chegar à Câmara Legislativa para a aprovação final.

Conforme o Artigo 33, as obras e elementos de fechamento devem seguir o Código de Obras e Edificações do Distrito Federal (COE).

Fica também garantido a manutenção da altura, transparência visual e dimensão das construções que foram erguidas antes de um marco temporal estabelecido pela legislação.

Outro ponto relevante para os milhares de moradores de condomínios fechados do DF é a dispensa de licenciamento para reparos em guaritas e portarias já instaladas antes desse marco.

Para isso, é necessário que o responsável apresente um laudo técnico, assinado por engenheiro civil, atestando a segurança da edificação.

Entre as modalidades previstas, destacam-se os loteamentos de acesso controlado, que permitem a exigência de identificação de não residentes, mas garantem o acesso público a áreas comerciais e de serviço.

Já os loteamentos fechados, permitidos apenas para loteamentos exclusivamente residenciais, exigem concessão de uso das áreas públicas e são cercados por muros.

A lei também impõe obrigações às entidades representativas dos moradores, como a conservação do meio ambiente e o pagamento de taxas pela iluminação e coleta de lixo.

A legislação prevê ainda sanções para infrações, como advertências e multas, além da remoção de guaritas e cercas instaladas irregularmente.

O novo texto, agora encaminhado ao Conplan, passou por várias audiências públicas realizadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

A proposta, a ser aprovada pelos deputados e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha ainda este ano, beneficiará mais de um terço da população do DF que mora em condomínios fechados no Distrito Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rock in Rio inicia segunda semana com popstars que já brilharam no DF

O Rock in Rio alcançou a segunda etapa da sua edição 2024 com mais quatro dias de novas atrações para celebrar os 40 anos...

Mais Radar

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Consulta pública sobre estudo urbanístico do Setor Habitacional Dom Bosco

O estudo abrange uma área de 4.741.400 m², projetando a capacidade de acomodar aproximadamente 23.700 pessoas.

DF: Governadora em exercício sanciona lei de regularização de terrenos

A lei complementar, assinada pela governadora em exercício Celina Leão, representa um avanço na gestão pública do Distrito Federal, facilitando a implementação de projetos de infraestrutura que beneficiarão diretamente os moradores.

Aprovação da Reurb favorece condomínios do Altiplano Leste e e 26 de Setembro

A recente aprovação da Reurb pela CLDF promete transformar a vida dos moradores dos condomínios do Altiplano Leste. A nova lei assegura a regularização fundiária, garantindo segurança jurídica e a infraestrutura tão esperada, da região

Justiça suspende remoção do Condomínio Bougainville em Sobradinho

Justiça suspende remoção do Condomínio Bougainville em Sobradinho. Decisão do TJDFT garante permanência dos moradores enquanto processo de regularização fundiária é analisado.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»