IBRAM realiza “Operação Tororó Sustentável” contra condomínios sem licenças

Publicado em

Uma equipe de auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental, deflagrou no último final de semana a Operação Tororó Sustentável. Essa operação teve como principais objetivos de  regulamentar atividade de parcelamento do solo e de promover o crescimento sustentável do solo no Setor Habitacional Tororó.

A Licença de Instalação, emitida pelo Ibram em outubro de 2018, e prorrogada até 6 de abril de 2024, impõe condicionantes, exigências e restrições para todos os parcelamentos no Setor Tororó.

Daniela Marçal, diretora de Fiscalização II da Sufam do Brasília Ambiental, explicou que a primeira etapa da operação focou no monitoramento do cumprimento da condicionante que exige aos novos parcelamentos do solo, implantadas ou em operação, obtenham uma licença de instalação.

Eles foram orientados a procurar Brasília Ambiental para obter o requisito de licença. A segunda etapa da operação está programada para novembro e será voltada para o monitoramento do cumprimento da norma.

Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental, destacou que a fiscalização teve o objetivo de sensibilizar os moradores do Tororó sobre a importância de regularizar suas licenças ambientais.

Ele destacou que parcelamentos irregulares podem causar uma série de prejuízos ao meio ambiente, incluindo erosões, assoreamento de recursos hídricos, poluição do solo, poluição visual, desmatamento e outros impactos negativos.

“Portanto, é fundamental que os empreendimentos instalados ou em fase de instalação busquem regularização junto ao órgão ambiental, protocolando requisitos de Licença de Instalação Corretiva para a atividade de Parcelamentos de Solo Urbano”, disse.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo estreia bem e vence Talleres na Argentina pela Libertadores

Tradição não se discute. E foi com essa premissa que o São Paulo levou a melhor contra o Talleres, em Córdoba, na noite desta...

Mais Radar

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

TJDF impõe derrota histórica à USPA em disputa fundiária em Sobradinho

TJDFT registra o direito de usucapião dos moradores do Condomínio Vivendas Alvorada, em Sobradinho II, e impõe derrota histórica à UPSA. Decisão reforça a segurança jurídica dos ocupantes e segue entendimento pacificado pelo STJ sobre núcleos urbanos informais.

Celina Leão entrega escritura de uso definitivo da Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão recebeu das mãos da vice-governadora a escritura pública de concessão de uso do GDF. O espaço, com 5.880 m², será um ponto de cultura, lazer e acolhimento, reforçando seu papel na integração social e comunitária no DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.