IBRAM realiza “Operação Tororó Sustentável” contra condomínios sem licenças

Publicado em

Uma equipe de auditores fiscais do Instituto Brasília Ambiental, deflagrou no último final de semana a Operação Tororó Sustentável. Essa operação teve como principais objetivos de  regulamentar atividade de parcelamento do solo e de promover o crescimento sustentável do solo no Setor Habitacional Tororó.

A Licença de Instalação, emitida pelo Ibram em outubro de 2018, e prorrogada até 6 de abril de 2024, impõe condicionantes, exigências e restrições para todos os parcelamentos no Setor Tororó.

Daniela Marçal, diretora de Fiscalização II da Sufam do Brasília Ambiental, explicou que a primeira etapa da operação focou no monitoramento do cumprimento da condicionante que exige aos novos parcelamentos do solo, implantadas ou em operação, obtenham uma licença de instalação.

Eles foram orientados a procurar Brasília Ambiental para obter o requisito de licença. A segunda etapa da operação está programada para novembro e será voltada para o monitoramento do cumprimento da norma.

Rôney Nemer, presidente do Brasília Ambiental, destacou que a fiscalização teve o objetivo de sensibilizar os moradores do Tororó sobre a importância de regularizar suas licenças ambientais.

Ele destacou que parcelamentos irregulares podem causar uma série de prejuízos ao meio ambiente, incluindo erosões, assoreamento de recursos hídricos, poluição do solo, poluição visual, desmatamento e outros impactos negativos.

“Portanto, é fundamental que os empreendimentos instalados ou em fase de instalação busquem regularização junto ao órgão ambiental, protocolando requisitos de Licença de Instalação Corretiva para a atividade de Parcelamentos de Solo Urbano”, disse.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Oposição apela à mentira e tem “fábrica de fakes” desmascarada no DF

A mentira tem perna curta. A “fábrica de fakes” montada pela oposição para tentar denegrir a imagem de Celina Leão desmorona diante dos fatos. A verdade prevalece, expõe o desespero adversário e reforça quem lidera por trabalho, não por distorções.

Mais Radar

Triunfo dos moradores: justiça suspende ordem de demolição do RK

Condomínio RK celebra vitória no TJDFT! Des. Roberto Freitas Filho suspende demolição de 2.071 casas e infraestruturas. Mais de 10 mil moradores ganham tempo para regularização, amparados por TAC 002/2007, Lei 13.465/2017 e Lei DF 986/2021.

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.