GOVERNO DA DESGRAÇA: Rollemberg manda “tratorar” 120 casas e joga mais de 400 pessoas ao relento

Publicado em

zumbiVinte quatro horas depois da audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, que discutiu a questão fundiária do DF, o governador Rodrigo Rollemberg manda detonar moradias humildes no Morro da Cruz

barra-radar

LETRA Cerca de 120 famílias da pequena comunidade Zumbi dos Palmares, ligada ao Morro da Cruz, em São Sebastião, estão tendo as suas casas derrubadas neste momento pela Agefis. As casas tiveram a energia elétrica cortada pela CEB e os moradores estão sendo arrancados à força pelo aparato do governo.

Um cidadão chegou a ser algemado por ter reclamado da invasão de sua casa por funcionários da Agefis acompanhados de presos da Papuda recrutados da Funap para fazer o “serviço sujo”. Eles quebram a casa a marretada, invadem, retiram as famílias à força deixando livre o imóvel para os tratores derrubar.

rogerio-filho“O que presenciamos é a truculência do Estado terrorista comandando por um governador irresponsável que ao longo do tempo vem espalhado a desgraça contra famílias pobres e indefesas”, disse Rogério Filho, presidente da Associação dos Moradores do Morro da Cruz.

Apesar do deputado Lira se identificar como o representante político de São Sebastião, no entanto os moradores reclamam que o parlamentar some Delcimar Junior, presidente da Associação dos Moradores do Capão Comprido , comunidade constantemente ameaçada de ser derrubada pela Agefis.

Durante a audiência pública da Câmara ocorrida nesta segunda-feira (07), a principal reclamação dos moradores de condomínios e das áreas de interesses sociais que lotaram o Nereu Ramos foi sobre a truculência do governo Rollemberg que não respeita as leis e que viola os direitos humanos.

Um funcionário da Agefis, que tentou explicar o inexplicável, terminou sendo obrigado a deixar o recinto. É cada vez mais real o sentimento de ódio popular contra servidores da Agefis e contra o próprio governador Rodrigo Rollemberg. Para o deputado Izalci Lucas, o governador Rodrigo Rollemberg quer reeditar o massacre da Estrutural alimentado pelo então governador e hoje senador Cristovam Buarque (PDT). Moradores foram assassinados por defender a moradia.

Em quase dois anos do chamado governo de Brasília, cerca de 20 mil pessoas perderam suas casas para os tratores da Agefis. Muitas das famílias sem ter para onde ir ficaram a onde estavam.

“O argumento de Rodrigo Rollemberg é de que todos são bandidos, invasores e grileiros de áreas públicas é um discurso equivocado”, disse o senador Hélio José (PMDB-DF). O senador resolveu marcar para o próximo dia 5 de dezembro a segunda etapa da audiência pública que desta vez ocorrerá no Senado.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Semana de Conscientização reforça combate à violência de gênero

O deputado Ricardo Vale celebra a sanção de lei que cria a Semana de Conscientização da Lei Maria da Penha, reforçando a luta contra a violência de gênero e os direitos das mulheres no DF.

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»