GOVERNO DA DESGRAÇA: Rollemberg manda “tratorar” 120 casas e joga mais de 400 pessoas ao relento

Publicado em

zumbiVinte quatro horas depois da audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, que discutiu a questão fundiária do DF, o governador Rodrigo Rollemberg manda detonar moradias humildes no Morro da Cruz

barra-radar

LETRA Cerca de 120 famílias da pequena comunidade Zumbi dos Palmares, ligada ao Morro da Cruz, em São Sebastião, estão tendo as suas casas derrubadas neste momento pela Agefis. As casas tiveram a energia elétrica cortada pela CEB e os moradores estão sendo arrancados à força pelo aparato do governo.

Um cidadão chegou a ser algemado por ter reclamado da invasão de sua casa por funcionários da Agefis acompanhados de presos da Papuda recrutados da Funap para fazer o “serviço sujo”. Eles quebram a casa a marretada, invadem, retiram as famílias à força deixando livre o imóvel para os tratores derrubar.

rogerio-filho“O que presenciamos é a truculência do Estado terrorista comandando por um governador irresponsável que ao longo do tempo vem espalhado a desgraça contra famílias pobres e indefesas”, disse Rogério Filho, presidente da Associação dos Moradores do Morro da Cruz.

Apesar do deputado Lira se identificar como o representante político de São Sebastião, no entanto os moradores reclamam que o parlamentar some Delcimar Junior, presidente da Associação dos Moradores do Capão Comprido , comunidade constantemente ameaçada de ser derrubada pela Agefis.

Durante a audiência pública da Câmara ocorrida nesta segunda-feira (07), a principal reclamação dos moradores de condomínios e das áreas de interesses sociais que lotaram o Nereu Ramos foi sobre a truculência do governo Rollemberg que não respeita as leis e que viola os direitos humanos.

Um funcionário da Agefis, que tentou explicar o inexplicável, terminou sendo obrigado a deixar o recinto. É cada vez mais real o sentimento de ódio popular contra servidores da Agefis e contra o próprio governador Rodrigo Rollemberg. Para o deputado Izalci Lucas, o governador Rodrigo Rollemberg quer reeditar o massacre da Estrutural alimentado pelo então governador e hoje senador Cristovam Buarque (PDT). Moradores foram assassinados por defender a moradia.

Em quase dois anos do chamado governo de Brasília, cerca de 20 mil pessoas perderam suas casas para os tratores da Agefis. Muitas das famílias sem ter para onde ir ficaram a onde estavam.

“O argumento de Rodrigo Rollemberg é de que todos são bandidos, invasores e grileiros de áreas públicas é um discurso equivocado”, disse o senador Hélio José (PMDB-DF). O senador resolveu marcar para o próximo dia 5 de dezembro a segunda etapa da audiência pública que desta vez ocorrerá no Senado.

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Por que o Maranhão é o estado mais pobre do país? Roberto Rocha explica

Ex-senador Roberto Rocha critica a classe política do Maranhão por explorar a pobreza em vez de promover soluções para incluir os maranhenses na riqueza do estado. Com renda média de R$ 409 e 30% em insegurança alimentar, o Maranhão segue como o mais pobre do Brasil.

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.