Força-tarefa inicia trabalhos para acelerar processos de regularização fundiária no DF

Publicado em

Representantes da Casa Civil e da Secretaria de Governo iniciaram os alinhamentos do grupo que fará parte da força-tarefa criada para dar celeridade aos processos de regularização fundiária no DF. A reunião foi realizada na tarde desta sexta-feira (23) na Secretaria de Agricultura (Seagri), também envolvida no trabalho.

Durante três meses servidores das assessorias jurídico-legislativas da Casa Civil e da Secretaria de Governo auxiliarão colegas de função da Seagri na análise jurídica dos processos, conforme previsto no Decreto 40.033, de 20 de agosto de 2019.

De acordo com o subsecretário de Regularização Fundiária, Vilmar Angelo, atualmente há cerca de 4 mil processos em andamento no DF e existe uma expectativa de abertura de outros 2 mil processos relacionados a produtores rurais.

“O auxílio das pastas junto à Agricultura é primordial para o aumento da força de trabalho da Subsecretaria [de Regularização Fundiária] para alcançar os objetivos da Central de Regularização, criada pelo governador Ibaneis no início da gestão”, afirmou Vilmar.

“Será uma união de forças que irá acelerar a regularização fundiária dos pequenos produtores agrícolas do DF”, completou a chefe da Assessoria Jurídico-Legislativa da Casa Civil, Ludmila de Carvalho Menezes, que coordenará a força-tarefa.

Instituída pelo Decreto 39.720, de 19 de março de 2019, a Central de Regularização tem como objetivo agilizar e otimizar o processo de regularização de terras públicas rurais no Distrito Federal pertencentes ao patrimônio do DF e à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

* Com informações da Casa Civil e da Secretaria de Governo do DF

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Goiás lidera crescimento econômico com alta de 3,5% em setembro

O desempenho superou em mais de quatro vezes a média nacional, que foi de apenas 0,8%.

Mais Radar

Terracap convoca interessados para venda de lotes no Ville de Montagne

A Terracap anunciou a regularização de 402 lotes de terrenos localizados...

Justiça ordena demolição do Mini-Chácaras; moradores recorrem de decisão

Moradores recorrem de decisão judicial proferida pela Vara do Meio Ambiente que ordena a demolição de casas e comércios. Alegam falta de defesa e citam leis que permitem a regularização de loteamentos antigos. Caso vai ao TJDFT.

Ibaneis sanciona lei para regularização de terras rurais no DF

A nova lei que facilita a regularização de terras rurais, beneficiando produtores de baixa renda e áreas como Planaltina e Brazlândia, garantindo escrituras e segurança jurídica no campo.

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»