Fábio Felix quer endurecimento contra grileiros que exploram famílias pobres no Distrito Federal

Publicado em

Com o objetivo de apontar soluções para o problema de imóveis vazios ou ocupados que acabam caindo nas mãos de grileiros, o deputado Distrital Fábio Felix protocolou um Projeto de Lei que obriga o GDF a realizar o monitoramento permanente tanto de áreas ociosas quanto de imóveis já ocupados por famílias beneficiárias da regularização fundiária de interesse social.

Postado por RADAR-DF

“A existência de áreas subutilizadas, que hoje são monitorados de forma precária pelo Poder Público, desvirtuam a um só tempo o zoneamento urbano e a função social da terra”, destaca o texto do Projeto de Lei.

A medida visa solucionar dois problemas que as cidades do DF hoje enfrentam: terrenos não ocupados que acabam se tornando objeto de grilagem e casas vendidas ilegalmente.

“Ao longo dos anos, a especulação imobiliária chegou às Áreas de Habitação de Interesse Social (ARIS). Acontece que essas regiões deveriam ser destinadas às pessoas de baixa renda, como aquelas removidas de áreas de risco”, esclarece Fábio Felix.

O projeto de Lei estabelece, ainda, que o governo realize o cadastramento e o acompanhamento permanente das famílias que já vivem nas ARIS, “para que essas pessoas tenham um endereço provisório que possibilite o acesso aos serviços públicos e também para que esses imóveis não sejam vendidos irregularmente”, declara o autor da proposta.

O PL reforça a necessidade de implementação das diretrizes do Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/01), que determina que esses lotes vazios sejam destinados a programas de moradia popular e para a instalação de equipamentos públicos, como creches e unidades de saúde.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF terá primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo

O primeiro Centro de Referência Especializado em Autismo do Distrito Federal foi anunciado pelo governador Ibaneis Rocha, nesta quarta-feira (2). O espaço será dedicado...

Mais Radar

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

TJDF impõe derrota histórica à USPA em disputa fundiária em Sobradinho

TJDFT registra o direito de usucapião dos moradores do Condomínio Vivendas Alvorada, em Sobradinho II, e impõe derrota histórica à UPSA. Decisão reforça a segurança jurídica dos ocupantes e segue entendimento pacificado pelo STJ sobre núcleos urbanos informais.

Celina Leão entrega escritura de uso definitivo da Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão recebeu das mãos da vice-governadora a escritura pública de concessão de uso do GDF. O espaço, com 5.880 m², será um ponto de cultura, lazer e acolhimento, reforçando seu papel na integração social e comunitária no DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.