ESCRITURAS DE IMÓVEIS| Ibaneis assina decreto que irá beneficiar 65 mil famílias do Paranoá

Publicado em

O governador Ibaneis Rocha assinou nesta terça-feira (23) decreto de aprovação do projeto urbanístico de parcelamento do Paranoá. Com a medida, mais de 65 mil famílias da região administrativa serão beneficiadas com o início do processo de regularização dos lotes da região.

Conforme o documento, que será publicado na próxima edição extra do Diário Oficial, a responsabilidade de normalizar as ocupações irregulares será da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

“Há mais de 20 anos, essas famílias esperavam por isto. Foi um gesto de coragem e compromisso do governador. Espero que até o final do próximo ano, essas pessoas possam estar com as escrituras definitivas”, prevê o presidente da Codhab, Wellington Luiz.

A Codhab vai promover estudos e projetos necessários à regularização fundiária da cidade e convocar os moradores e particulares para firmarem os primeiros contratos de cooperação técnica e termos de compromisso.

“Vamos, agora, começar a envidar esforços no sentido de fechar esses acordos extrajudiciais. Agora, temos competência para atender a população em sintonia com as determinações do poder judiciário”, explica Wellington Luiz.

Após a assinatura do decreto, Ibaneis explicou que a Codhab vai articular os acordos com os donos das terras.

“Na área particular vai ter que pagar pelo lote. Mas o BRB vai financiar, porque é uma preocupação nossa dar condições para que as pessoas possam garantir suas casas”, disse Ibaneis.

O decreto trata da Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb-S), destinada ao público de baixa renda.

O documento detalha ainda a compensação urbanística devida ao Distrito Federal em razão da infraestrutura básica já implementada na região, bem como a forma de alienação dos lotes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

TJDF impõe derrota histórica à USPA em disputa fundiária em Sobradinho

TJDFT registra o direito de usucapião dos moradores do Condomínio Vivendas Alvorada, em Sobradinho II, e impõe derrota histórica à UPSA. Decisão reforça a segurança jurídica dos ocupantes e segue entendimento pacificado pelo STJ sobre núcleos urbanos informais.

Celina Leão entrega escritura de uso definitivo da Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão recebeu das mãos da vice-governadora a escritura pública de concessão de uso do GDF. O espaço, com 5.880 m², será um ponto de cultura, lazer e acolhimento, reforçando seu papel na integração social e comunitária no DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.