CONPLAN-DF, aprova projeto de regularização do Ville de Montangner

Publicado em

Em uma decisão unânime, o Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (CONPLAN/DF) aprovou, em sua 210ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira (19), o Projeto Urbanístico de Regularização Fundiária do Parcelamento do Solo Urbano denominado Setor Habitacional São Bartolomeu.

A área beneficiada, compreende as Quadras QSB 01, QSB 02, QSB 04 e QSB 06, do Condomínio Ville de Montagne.

O processo administrativo que envolve a regularização fundiária desta área, foi trabalhado minuciosamente pelos representantes da Secretaria de Governo (SEGOV), além da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEDUH/DF), com o Relator Valmir Gomes de Oliveira e Daniel Bittencourt Alves de Lima, respectivamente.

A aprovação do projeto foi um passo importante para a regularização de diversas propriedades neste setor.

De acordo com a decisão do CONPLAN/DF, apenas dois lotes de terrenos ocupados por associados da Amorville foram excluídos do processo de regularização fundiária e urbana do Condomínio Ville de Montagne.

A exclusão se deu devido à falta da apresentação, no prazo previsto, dos estudos técnicos exigidos por leis. Consequentemente, esses dois lotes não serão objeto de registro perante o cartório imobiliário competente.

A próxima etapa envolverá a assinatura do Decreto de Aprovação pelo Governador Ibaneis Rocha. Após esta assinatura, a Terrcap terá um prazo de 180 dias, contados a partir dos dados de publicação do Decreto, para promover o registro dos lotes de terrenos inseridos na Área de Parcelamento Condicionado (APC) e realizar a venda direta das unidades.

De acordo com o advogado Mário Gilberto Oliveira, um dos maiores especialista do Direito Fundiário com atuação no DF, a aprovação do projeto representa um avanço significativo no processo de regularização fundiária em Brasília.

O advogado Mário Gilberto Oliveira, comemorou a decisão do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF
O advogado Mário Gilberto Oliveira, comemorou a decisão do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF

“A medida contribui para a legalização de propriedades e a melhoria das condições de moradia dos moradores do Condomínio Ville de Montagne, localizado no Setor Habitacional São Bartolomeu Trecho 1”, destaca.

O advogado afirmou ainda ao RadarDF que a regularização fundiária “é um passo importante para garantir os direitos de propriedade, a segurança jurídica e o desenvolvimento ordenado das áreas urbanas. Esta aprovação demonstra o compromisso das autoridades em realizar esse processo de forma eficiente e justa”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Sino do Rotary Club de Brasília: Afonso Cândido destaca sua história

Afonso Cândido (ao meio) ilumina o 1º Ciclo de Palestras do Rotary Club de Brasília, o "Pioneiro", destacando o sino como símbolo de união e história. Sob a presidência de José Fernando Vilela, o evento reforçou os valores do Rotary International.

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.