CONFIRMADO: Izalci Lucas vai presidir a comissão especial de regularização das terras da União no Congresso Nacional.

Publicado em

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), acatou a indicação feita pelo PSDB do deputado federal, Izalci Lucas (DF), para presidir a importante comissão especial que irá analisar a MP 759/2016 assinada pelo presidente Michel Temer. O relatoria da MP que vai tratar da regularização fundiária em todo o país ficou com o senador Romério Jucá (PMDB-RO)

barra-radar

LETRA Cerca de 1 milhão e meio de moradores do Distrito Federal que mora de forma irregular por causa da grave questão fundiária do DF, podem obter a garantia jurídica de suas moradias com a MP 759/2016. Pelo menos é isso que acredita o deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) ao ser indicado como presidente da comissão especial que vai tratar do assunto e que será instalada nas próximas semanas no Congresso Nacional.

Mais de 700 sugestões de emendas de todo o país já foram protocoladas as quais serão apresentadas por deputados interessados em resolver a questão fundiária do país. Por mais de 60 dias o deputado Izalci percorreu condomínios e áreas de interesses sociais, reunindo pequenos fóruns com a participação de síndicos, moradores e especialistas em assuntos fundiários do DF para extrair o máximo de informações e construir sugestões para emendas na MP da Regularização.

“A Medida provisória vai por fim a uma situação grave que se arrastar desde a fundação de Brasília e garantir direitos, principalmente aos moradores que adquiriram seus lotes de boa-fé, sem ter que passar pela humilhação e perseguição como vem sendo praticada pelo atual governo do Distrito Federal”, disse ele ao Radar.

Lideranças comunitárias e associações de moradores comemoraram a escolha do nome de Izalci Lucas para presidir a Comissão Especial da MP 759/2016. O advogado Mário Gilberto Oliveira, especialista em direito fundiário, disse que a escolha foi acertada. “Vamos ter a frente dessa comissão um parlamentar do DF e defensor dos condomínios em processo de regularização fundiária”, disse Mário Gilberto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

CNU terá reforço de viagens e passagem gratuita no DF

Quem for fazer prova para o Concurso Nacional Unificado (CNU), neste domingo (5), contará com reforço do transporte público coletivo. A medida é da...

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.