CONDOMÍNIOS IRREGULARES NÃO TEM DIREITO DE COBRAR DÍVIDAS DE CONDÔMINO

Publicado em

Condomínios irregulares não podem cobrar dívidas de moradores em ações judiciais. O entendimento é da 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal que confirmou o entendimento de primeira instância ao justificar que a ausência dos documentos necessários impede o andamento das ações

Em 2016 o condomínio Park Jockey, de Vicente Pires entrou na justiça com uma ação cobrando taxas atrasadas de um morador. Na primeira sentença, o juiz tinha pedido para que documentos como a Certidão de Registro de Imóvel ou registro de compra fossem juntados.

Os documentos exigidos, segundo o juízo, seriam imprescindíveis para o procedimento de execução. O condomínio não apresentou os documentos. O processo foi arquivado pela 2ª Vara Cível de Águas Claras e o condomínio resolveu recorrer.

A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal confirmou nesta segunda-feira a decisão anterior. “Ocorre que o apelante não possui Registro no Cartório de Registro de Imóveis, razão pela qual não pode ser abarcado pelo conceito de condomínio edilício, como já anteriormente ressaltado. Ainda que atue como “condomínio de fato”, essa característica não é suficiente para qualificar os encargos supostamente devidos pelo apelado como título executivo”, foi como decidiu a Turma.

O ADVOGADO EVARISTO SOLDAINI EXPLICA:

“O condomínio irregular não possui condições de receber do condômino através de Ação de Execução, porque sendo irregular ele não pode emitir um título líquido, certo é exigível, condição “sine qua non” para uma Execução. Deverá pleitear seu crédito através de uma Ação de Cobrança, que é uma Ação de Conhecimento, que formará um título, aí sim podendo ser executado”, disse ele.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Projeto vai formar novos artistas do grafite no DF

O projeto Embaixadores da Paz tem como objetivo formar novos artistas do grafite no DF por meio de oficinas para jovens com idade entre...

Mais Radar

Inércia do Condomínio RK põe famílias sob risco de verem suas casas demolidas

Apesar do acordo firmado em dezembro de 2024 com a Terracap, a administração do condomínio RK ainda não assinou o termo, colocando em risco de demolição por determinação judicial os imóveis de mais de 2 mil famílias.

Comissão do TJDFT busca soluções pacíficas em despejos coletivos

Desembargador Renato Scussel lidera Comissão do TJDFT que, em parceria com o GDF, promove soluções pacíficas para despejos e reintegrações de posse em moradias coletivas e áreas produtivas de populações vulneráveis.

AJAB e DER planejam melhoria de acesso a condomínios do J. Botânico

Reunião conduzida por Toni Duarte, presidente da AJAB, contou com a participação do administrador Aderivaldo Cardoso e síndicos de sete condomínios do Jardim Botânico, representando mais de 12 mil moradores, para discutir acessos.

Regularização do condomínio Residencial RK avança com acordo histórico

Com o apoio pessoal do governador Ibaneis, o Condomínio Rural Residencial RK,, após décadas de incertezas e embates judiciais, está próximo de alcançar uma solução definitiva para a regularização fundiária de sua área, mediando negociações com a TERRACAP.

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.