CÂMARA DOS DEPUTADOS aprova projeto de conversão da MP 759 da regularização fundiária

Publicado em

“Chupa essa Rollemberg”. Esse foi o grito de euforia de um grupo de moradores de condomínios da região do Jardim Botânico que se concentrou no salão verde da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira para acompanhar de perto a votação do projeto de conversão da Medida Provisória 759/2016 que estabelece normas para o processo de regularização fundiária em todo o País

 

 deputado Izalci Lucas (PSDB-DF) que presidiu a comissão especial do Congresso Nacional, que analisou a MP, era um dos mais eufóricos com o resultado da votação do plenário que aprovou o texto com todos os destaques apresentados por ele.

“Conseguimos aprovar no último minuto do segundo tempo todas as nossas emendas como as que vão regulamentar a venda direta dos lotes nos condomínios consolidados em áreas públicas”, afirmou o parlamentar.

Ele destacou um dos artigo da lei, como de “grande importância” para os possuidores de lotes não edificados,  que pagam IPTU e taxas condominiais, o que  permiti a estes  o  direito ao benefício da venda direta. Nos condomínios consolidados do DF são mais de três mil possuidores de lotes não edificados que corriam o risco de perder o lote, caso esse destaque não fosse aprovado.

Outro ponto importante da nova lei destacado por Izalci foi o que estabelece a dedução dos preços dos lotes de acordo com a benfeitoria construída nos condomínios e a sua valorização de mercado.

“Na área rural quem tem até cinco hectares receberá o lote e a sua escritura gratuita. Esse mesmo benefício se estende para quem mora nas áreas de interesses sociais”, explicou. O deputado informou ainda que o texto seguirá para o Senado para ser referendado na próxima quarta-feira (31) , e que entrará em vigor no dia 1 de junho após ser sancionada e publicada pelo presidente da República.

“Esperamos que o governador Rodrigo Rollemberg aplique a nova legislação e resolva de uma vez por todos a grave situação fundiária do DF, única forma de acabar com a grilagem desenfreada e trazer a paz para que na terra vive”, disse Izalci.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Duas mil obras públicas geraram 60 mil empregos no DF desde 2019

Desde 2019, duas mil obras públicas concluídas no Distrito Federal geraram cerca de 60 mil empregos. As ações contribuíram para o fortalecimento da economia...

Mais Radar

Moradores de condomínios podem perder benefícios da venda direta

A publicação de um edital de convocação visa à regularização por venda direta de lotes na região do Jardim Botânico, com risco de perda de benefícios para quem não aderir ao processo.

Codhab-DF convoca moradores para regularização de imóveis

Esta ação marca o início do processo de habilitação dentro do programa Regulariza DF, abrindo caminho para a legalização de centenas de moradias em São Sebastião.

Finalmente, Ville de Montagne é regularizado após 17 anos de espera

A decisão vai beneficiar uma população estimada em 1.747 pessoas que aguardavam há quase duas décadas por essa regularização.

TJDFT nega pedido de desocupações no Setor Noroeste de Brasília

Uma invasão gigante se proliferou em uma das áreas mais nobres do Distrito Federal, cujo m² na região administrativa custa aproximadamente R$ 18,6 mil. O GDF pediu a remoção das famílias para outra área, mas não teve exito.

Justiça do DF condena condomínio por impedir entrada de ex-moradora

O Condomínio Parque do Riacho 04 deverá indenizar a ex-moradora pelos danos morais sofridos, referentes à proibição injustificada de sua entrada no residencial enquanto retirava seus bens do imóvel.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»