Foi aprovado nesta terça-feira (18), pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, o pedido de audiência pública para debater, de forma profunda, a situação das terras da União que se encontram sob controle da Terracap. Há indícios de fraudes.
audiência pública pedida pelo deputado Izalci Lucas (PSDB-DF), vai além dos debates sobre áreas dos condomínios irregulares e de áreas de interesses sociais em que moradores têm sido vítimas das violentas derrubas de casas pela Agefis do governo Rollemberg.
O esquecido e enterrado caso investigado pela “operação perímetro” da Polícia Federal, deflagrada em 2012, pode voltar a tona dentro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.
Izalci Lucas quer saber como grandes áreas de terras pertencentes ao Patrimônio da União foram parar nas mãos da Terracap e de que de forma essas terras foram repassadas para a empresa imobiliária do governo do Distrito Federal.
Na época, a Operação Perímetro investigou o desvio de um terreno da União, avaliado em R$ 380 milhões, para um proprietário particular. A área de 344 hectares, na cidade de Vicente Pires, seria destinada para construção de um setor habitacional. As investigações da PF indicaram que houve fraude em um relatório emitido pela Terracap, órgão que gerencia e comercializa terras públicas do GDF. O assunto foi abafado.
O deputado Izalci, autor do requerimento da instalação da audiência pública, solicitou da Comissão de Desenvolvimento Urbano que sejam convidados representantes do governo federal como do GDF. Entre os convidados estão: representantes da Polícia Federal, da Secretaria de Patrimônio da União e da própria Terracap.
A audiência pública é esperada por centenas de moradores que se vêem ameaçados pelas derrubadas de casas pela Agefis. A audiência está marcada para o próximo dia 31, a partir das 9 horas no auditório Nereu Ramos. Lideranças e moradores de condomínios terão oportunidade de se manifestarem.
Da Redação Radar
Você precisa fazer login para comentar.