Aprovação da Reurb favorece condomínios do Altiplano Leste e e 26 de Setembro

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em dois turnos e redação final na última terça-feira(25), o projeto de lei complementar nº 49/2023, que altera a Regularização Fundiária Urbana do Distrito Federal (Reurb).

A proposta, encaminhada pelo Palácio do Buriti aos distritais, visa facilitar a regularização de novas áreas no DF.

Com a aprovação, regiões como Altiplano Leste e 26 de Setembro serão diretamente beneficiadas.

O objetivo do projeto é regularizar núcleos urbanos consolidados e de impossível reversão, onde não há possibilidade de remoção dos ocupantes e

A Reurb é um importante instrumento para promover a segurança jurídica e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas áreas.

A nova legislação pretende agilizar o processo de regularização e garantir que essas comunidades recebam investimentos em infraestrutura, como redes de água, esgoto, energia e

A aprovação do projeto representa um avanço na regularização dos condomínios horizontais do DF e possibilita a inclusão de áreas informais no planejamento urbano, promovendo um desenvolvimento mais organizado e sustentável.

Os moradores das áreas beneficiadas aguardam agora a sanção do governador Ibaneis Rocha e a implementação das medidas.

Aprovação da Reurb é marco positivo, afirma advogado especialista

Um dos maiores especialistas em direito fundiário do DF, o advogado Mario Gilberto comemorou a decisão do governador Ibaneis Rocha de assinar um decreto que autoriza a expedição de alvará para as obras iniciais, situadas em área de regularização fundiária urbana.
Um dos maiores especialistas em direito fundiário do DF, o advogado Mario Gilberto comemorou a aprovação da Regularização Fundiária Urbana do Distrito Federal (Reurb) pela Câmara Legislativa do DF.

O advogado especialista em Direito Fundiário, Mário Gilberto Oliveira, destacou que a aprovação da Reurb pela Câmara Legislativa representa um marco positivo na regularização fundiária dos condomínios horizontais do Distrito Federal.

Segundo ele, a nova legislação garantirá a segurança jurídica dos parcelamentos consolidados, beneficiando centenas de moradores dos condomínios do Setor Habitacional Altiplano Leste.

“A medida certamente será sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e legalizará a situação dos moradores que adquirirem seus imóveis de boa fé. O DF já conta com boas leis para promover a regularização fundiária e garantir a segurança jurídica dos condomínios consolidados. Com a Reurb todos ganham:  o governo, por promover a venda direta de lotes, e o morador, que deseja regularizar a situação e chamar a casa onde mora, de sua”, disse Mário Gilberto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Rock in Rio inicia segunda semana com popstars que já brilharam no DF

O Rock in Rio alcançou a segunda etapa da sua edição 2024 com mais quatro dias de novas atrações para celebrar os 40 anos...

Mais Radar

Lei de Ibaneis regulariza muros e portarias de condomínios fechados no DF

Novo Projeto de Lei de autoria encaminhado pelo governador Ibaneis regulariza condomínios fechados no DF, garantindo a manutenção de muros e portarias já existentes. A medida reforça a segurança dos moradores e traz clareza jurídica para essas áreas.

Advogado Mário Gilberto: Impactos da Lei 6.766/79 nos condomínios do DF

Segundo o advogado a participação popular dos moradores de condomínios pode contribuir para aprimorar o projeto de lei da SEDUH/DF e assegurar que a regulamentação atenda às necessidades locais, preservando os direitos dos condôminos, sem prejudicar a segurança jurídica e o bem-estar das comunidades.

Consulta pública sobre estudo urbanístico do Setor Habitacional Dom Bosco

O estudo abrange uma área de 4.741.400 m², projetando a capacidade de acomodar aproximadamente 23.700 pessoas.

DF: Governadora em exercício sanciona lei de regularização de terrenos

A lei complementar, assinada pela governadora em exercício Celina Leão, representa um avanço na gestão pública do Distrito Federal, facilitando a implementação de projetos de infraestrutura que beneficiarão diretamente os moradores.

Justiça suspende remoção do Condomínio Bougainville em Sobradinho

Justiça suspende remoção do Condomínio Bougainville em Sobradinho. Decisão do TJDFT garante permanência dos moradores enquanto processo de regularização fundiária é analisado.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»