Aprovação da Reurb favorece condomínios do Altiplano Leste e e 26 de Setembro

Publicado em

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou em dois turnos e redação final na última terça-feira(25), o projeto de lei complementar nº 49/2023, que altera a Regularização Fundiária Urbana do Distrito Federal (Reurb).

A proposta, encaminhada pelo Palácio do Buriti aos distritais, visa facilitar a regularização de novas áreas no DF.

Com a aprovação, regiões como Altiplano Leste e 26 de Setembro serão diretamente beneficiadas.

O objetivo do projeto é regularizar núcleos urbanos consolidados e de impossível reversão, onde não há possibilidade de remoção dos ocupantes e

A Reurb é um importante instrumento para promover a segurança jurídica e a melhoria da qualidade de vida dos moradores dessas áreas.

A nova legislação pretende agilizar o processo de regularização e garantir que essas comunidades recebam investimentos em infraestrutura, como redes de água, esgoto, energia e

A aprovação do projeto representa um avanço na regularização dos condomínios horizontais do DF e possibilita a inclusão de áreas informais no planejamento urbano, promovendo um desenvolvimento mais organizado e sustentável.

Os moradores das áreas beneficiadas aguardam agora a sanção do governador Ibaneis Rocha e a implementação das medidas.

Aprovação da Reurb é marco positivo, afirma advogado especialista

Um dos maiores especialistas em direito fundiário do DF, o advogado Mario Gilberto comemorou a decisão do governador Ibaneis Rocha de assinar um decreto que autoriza a expedição de alvará para as obras iniciais, situadas em área de regularização fundiária urbana.
Um dos maiores especialistas em direito fundiário do DF, o advogado Mario Gilberto comemorou a aprovação da Regularização Fundiária Urbana do Distrito Federal (Reurb) pela Câmara Legislativa do DF.

O advogado especialista em Direito Fundiário, Mário Gilberto Oliveira, destacou que a aprovação da Reurb pela Câmara Legislativa representa um marco positivo na regularização fundiária dos condomínios horizontais do Distrito Federal.

Segundo ele, a nova legislação garantirá a segurança jurídica dos parcelamentos consolidados, beneficiando centenas de moradores dos condomínios do Setor Habitacional Altiplano Leste.

“A medida certamente será sancionada pelo governador Ibaneis Rocha e legalizará a situação dos moradores que adquirirem seus imóveis de boa fé. O DF já conta com boas leis para promover a regularização fundiária e garantir a segurança jurídica dos condomínios consolidados. Com a Reurb todos ganham:  o governo, por promover a venda direta de lotes, e o morador, que deseja regularizar a situação e chamar a casa onde mora, de sua”, disse Mário Gilberto.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Mais Radar

Condomínio RK contesta demolição e multa em ação judicial

Condomínio RK contesta demolição de 2.071 casas e multa de R$ 224 mi no TJDFT, destacando o TAC nº 002/2007, que prevê regularização e segue válido, não podendo ser ignorado por Justiça e MPDFT, além de obras que sanaram danos

Justiça do DF admite ação de usucapião para condomínio no Lago Sul

Justiça do DF reconhece usucapião especial do Condomínio Pousadas das Andorinhas. Decisão do juiz da Vara do Meio Ambiente, Carlos Frederico Maroja, pode abrir caminho para a regularização fundiária do parcelamento.

Decisão do TJDFT contra a USPA pode beneficiar 54 condomínios no DF

A decisão histórica do TJDFT pode beneficiar moradores de 54 condomínios no DF, garantindo posse definitiva dos lotes via usucapião. Caso expõe disputa fundiária e possível irregularidade na venda de terrenos pela Urbanizadora Paranoazinho SA

TJDF impõe derrota histórica à USPA em disputa fundiária em Sobradinho

TJDFT registra o direito de usucapião dos moradores do Condomínio Vivendas Alvorada, em Sobradinho II, e impõe derrota histórica à UPSA. Decisão reforça a segurança jurídica dos ocupantes e segue entendimento pacificado pelo STJ sobre núcleos urbanos informais.

Celina Leão entrega escritura de uso definitivo da Casa do Maranhão

A Casa do Maranhão recebeu das mãos da vice-governadora a escritura pública de concessão de uso do GDF. O espaço, com 5.880 m², será um ponto de cultura, lazer e acolhimento, reforçando seu papel na integração social e comunitária no DF.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.